Restaurante Popular
A implantação de um Restaurante Popular em Fazenda Coutos foi ressaltada pelo vereador Tiago Ferreira (PT), durante sua fala no Pinga-Fogo da Câmara, na tarde desta terça-feira (27). Ele destacou que solicitou a construção do equipamento, permanecendo como morador da região. A condução dos trabalhos da 4ª Sessão Ordinária da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura esteve a cargo do vereador Isnard Araújo (PL).
Em continuação ao seu pronunciamento, Tiago anunciou que o Governo do Estado da Bahia vai licitar a duplicação da BA-528 (Estrada do Derba), projeto financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “A duplicação contribuirá significativamente para a melhoria da mobilidade urbana de Salvador”, enfatizou o parlamentar. O vereador Isnard ecoou o pronunciamento, chamando atenção para os riscos associados às construções irregulares na mencionada via.
+++
Teleférico
Por sua vez, a vereadora Marta Rodrigues (PT), integrante da bancada de oposição, utilizou seu tempo no Pinga-Fogo para expressar a preocupação de líderes comunitários de São João do Cabrito e São Bartolomeu em relação ao projeto de implantação de um teleférico na região. “As lideranças solicitam um diálogo aberto, considerando a área como de proteção permanente”, declarou. Ela também ressaltou: “O projeto tem impactos ambientais e afeta diretamente as religiões de matriz africana presentes na localidade”.
+++
Código Civil
O jurista Edvaldo Brito (FOTO) participou ontem (26.02), em Brasília, de um dia de discussões conclusivas sobre as propostas para o novo Código Civil e ficou satisfeito ao ver acolhidas, sem alterações, as suas sugestões sobre os títulos de crédito nesta era digital. A Comissão, presidida pelo ministro do STJ, Luiz Felipe Salomão, teve a participação do ministro do STF, Édson Fachin, e do ministro Ricardo Lorenzetti, da Suprema Corte da Argentina. Brito é um dos 38 juristas convidados pelo Senado Federal para fazer essa atualização. Os trabalhos serão concluídos no próximo mês e a Comissão voltará a se reunir nos cinco primeiros dias de abril para a redação final do anteprojeto, que será entregue ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, no dia 11 seguinte. “Estou feliz por estar participando desta fase histórica do Direito Brasileiro, honrando a Bahia de Orlando Gomes, ao seguir seus passos na reformulação de uma lei que tem o pensamento desse jurista maior de nossa terra natal”, comemorou Brito.
+++
Infraestrutura
A cidade de Salvador emerge como um polo promissor para investidores em diversas áreas, como mobilidade, transporte, lazer, educação, esporte, turismo, cultura, saúde, tecnologia e hotelaria. A carteira de projetos da capital baiana foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis a investidores nacionais e internacionais durante a abertura do P3C, um dos maiores eventos sobre o mercado de infraestrutura do Brasil, realizado em São Paulo.
No evento, que ocorre em São Paulo nesta segunda (26) e terça-feira (27), acontece a apresentação oficial da carteira de projetos da capital baiana, que oferta uma ampla gama de oportunidades de investimento em setores-chave, proporcionando aos participantes uma visão abrangente das potencialidades que a cidade tem a oferecer.
+++
Aprovação
A descoberta de uma portaria publicada em janeiro pelo governo do Estado, que determina a aprovação em massa de alunos da rede estadual, causou revolta entre professores e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB).
Cris Correia (PSDB), vereadora e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Salvador, denunciou a manobra durante discurso na Casa. Ela colocou o colegiado à disposição da APLB para discussão sobre o tema.
+++
Índices
“Não é à toa que a Bahia está entre os piores índices de educação. Todos nós sabemos qual o IDEB do ensino médio do Estado. É um descompromisso com a educação.”, contextualiza a vereadora.
Até o final do ano, a prefeitura vai entregar mais de 50 novas escolas. “Construção de escolas é garantia de qualidade? Não é só, mas passa por isso também. Ter um ambiente apropriado, não tenho dúvida, de que isso vai impactar na qualidade do ensino, da aprendizagem”, finaliza Cris.