A travessia marítima Salvador-Mar Grande está suspensa desde as 7h e segue sem operar até as 10h, nesta quinta-feira (25), por conta da maré baixa. De acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), quando o sistema for retormado, às 10h, oito embarcações estarão em tráfego, com horários de saída dos terminais a cada 30 minutos.
A Astramab informa ainda que se houver fluxo intenso de passageiros nos terminais de Salvador e da Ilha de Itaparica, serão abertos horários extras, com saídas a cada 15 minutos. O último horário da travessia saindo de Salvador, nesta quinta-feira, será às 18h e de Mar Grande, às 18h30.
A associação explica que o período de maré baixa prolongada começou na última terça-feira (23) e vai até o dia 30 de maio, causando paradas momentâneas no Sistema Salvador-Mar Grande. Na quarta-feira, as lanchas pararam por duas horas.
Com maré baixa, o Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica inoperante por conta da falta de profundidade do canal de navegação. Com isso, as embarcações ficam sem condições de atender aos usuários.
Morro de São Paulo
Já a linha marítima que liga Salvador a Morro de São Paulo opera sem restrições nesta quinta-feira. O mesmo acontece com as escunas que fazem o passeio turístico pelas ilhas da Baía de Todos os Santos.
Para Morro de São Paulo, a procura e venda de passagens é tranquila nos guichês do Terminal Náutico, no bairro do Comércio, em Salvador. As viagens de catamarãs têm saídas às 9h, 10h30, 13h e 14h30. A primeira embarcação deixou a capital baiana às 8h30. No sentido de Morro para Salvador, os horários são às 9h, 11h30, 13h e 15h.
Ferry boat
A Internacional Travessias Salvador, administradora do sistema Ferry-Boat, informa que estão em operação os ferries: Ivete Sangalo, Agenor Gordilho, Pinheiro e Juracy Magalhães Jr., com saídas nos horários regulares, a cada uma hora. Além disso, viagens extras podem ocorrer com o aumento da demanda. O fluxo de pedestres e veículos está tranquilo nos dois terminais, São Joaquim e Bom Despacho, na manhã desta quinta-feira.
Para verificar a disponibilidade de vagas do serviço Hora Marcada (exclusivo aos condutores de veículos), é necessário acessar o site da concessionária. O pagamento para esta modalidade é feito com cartões de débito ou crédito. O sistema disponibiliza uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no Terminal São Joaquim e aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h, contatos 3032-0475 e [email protected]