Você já deve ter visto por aí pessoas que tem um anel escuro em volta do pescoço. Talvez até mesmo você tenha essa mancha aparente. Mas, ao contrário do que as pessoas costumam pensar, isso não é sinal de má higiene pessoal.
De acordo com os médicos, esse anel escuro em volta do pescoço pode ser sinal de diabetes tipo 2. De forma geral, elas costumam ser escuras, aveludada e endurecidas.
As manchas que podem despertar esse alerta podem também aparecer em outras partes do corpo com mais atrito, como na virilha e nas axilas, por exemplo.
Como surge o anel escuro em volta do pescoço?
Conforme especialistas, o surgimento desse anel escuro em volta do pescoço – bem como em todo o corpo -, está associado à alteração do metabolismo da insulina. No diabetes tipo 2, a pessoa ainda produz a insulina, mas o organismo não consegue reagir como deveria a ela. Como resultado, as áreas de dobras da pele tendem a ficar escurecidas.
E, não se engane, a única forma de tratar esse anel escuro em volta do pescoço é tratando a doença. Pomadas, loções e cremes podem até suavizar o aspecto escuro nas manchas, mas não são capazes de removê-las.
Além disso, o uso de alguns medicamentos também pode favorecer o aparecimento das manchas na pele. Isso é muto comum em caso de uso do hormônio de crescimento e de anticoncepcionais hormonais.
Procure um médico
Assim, é sempre importante consultar um médico antes de sair por aí diagnosticando o anel escuro em volta do pescoço ou qualquer outra mancha que venha a surgir em sua pele. No caso do diabetes, aliás, o correto é procurar um endocrinologista.
R7