Desde 2014 os airbags são obrigatórios no Brasil. No entanto, a Ford aproveitou uma brecha na lei para deixar os seus jipes Troller sem o dispositivo de segurança. Boris comenta a decisão perigosa da fabricante.
A toda poderosa Ford comprou a minúscula fábrica de jipes Troller no Ceará para se beneficiar dos seus incentivos fiscais também na fábrica de Camaçari, na Bahia.
A Ford começou, no mês passado, a entregar 50 jipes que vendeu ao governo do estado do Ceará para equipar seus departamentos de fiscalização. O Troller é hoje um utilitário esportivo de luxo, com um motorzão de 200 cavalos e custa 130 mil reais.
O que os policiais cearenses que vão dirigir o Troller não sabem é o risco que estão correndo, pois o jipe não tem air bags. A lei que os tornou obrigatórios no Brasil abre uma exceção para os veículos fora de estrada, pois o air bag pode se abrir involuntariamente no caso de um solavanco na trilha.
Todos os concorrentes do Troller são dotados de air bags. Em alguns, há possibilidade de desligá-lo quando entra na trilha. A Ford preferiu não investir em air bags e aproveitar a brecha da lei, colocando em risco os ocupantes do seu jipe no caso de um acidente.
R7