A Toyota está renovando parte de suas linhas de motores e transmissões e apresentou as mais importantes inovações no começo deste mês. A próxima geração do famoso sistema híbrido da marca está sendo desenvolvido e poderá ser oferecido para outras montadoras, de acordo com reportagem da Reuters.
A maior fabricante do mundo está considerando vender os módulos propulsores completos para a concorrência, em busca de um avanço no desenvolvimento e nas vendas de carros elétricos e de baixas emissões ao redor do mundo. A empresa japonesa explica que as versões anteriores de seus sistemas híbridos não serviriam para os carros de outras marcas, limitando as opções dos novos consumidores.
“Até recentemente, não podíamos vender o mesmo inversor usado no sistema híbrido anterior para outros clientes porque ele não se encaixaria com outros motores ou a voltagem era diferente”, disse Yoshifumi Kato, diretor-executivo de engenharia da Denso, maior fornecedora da Toyota. “Podemos evitar isso se vendermos o sistema completo.”
Toshiyuki Mizushima, presidente da divisão de powertrain da Toyota, completou: “Os fornecedores da Toyota produzem muita tecnologia que pode ser usada apenas pela Toyota. Queremos mudar isso com um sistema em que desenvolvemos a tecnologia com nossos fornecedores em um estágio inicial… O que permite que eles ofereçam essa tecnologia a outros clientes além da Toyota”.
A Toyota tem a meta de reduzir em 90% as emissões de CO2 até 2050. Para conseguir isso, ela usará uma nova família de motores. O primeiro a chegar é um de 4 cilindros e 2,5 litros com injeção direta e grande eficiência energética graças à redução de atrito interno. O motor será ligado a novos câmbios de 8 e 10 marchas automáticos, que usarão um novo conversor de torque que melhorará a resposta aos comandos do acelerador.
Mas este é apenas o começo. A empresa planeja o lançamento de 17 versões de 9 motores, 10 de 4 câmbios e 10 aplicações diferentes para 6 sistemas híbridos – e vários deles serão oferecidos para outras fabricantes.
uol