Uma baleia foi flagrada enquanto dava saltos, na manhã desta quarta-feira (3), na praia do Porto da Barra, ponto turístico de Salvador. O momento foi registrado pelo remador Claudio Brito, através de um vídeo de uma câmera de celular.
Nas imagens, é possível ver a baleia dando saltos em alto-mar. O remador, que observava o espetáculo de longe, ficou encantado com a situação.
“Ah, meu Deus do céu! Que lindo!”, reagiu Claudio Brito ao avistar o animal.
Outros flagrantes
No último domingo (31), uma baleia foi vista por canoístas em um trecho da Praia da Preguiça, na Baía de Todos-os-Santos, na capital baiana. Cerca de 12 pessoas remavam pelo local, quando o animal apareceu ao lado da embarcação e acompanhou o grupo.
O presidente do clube Nativos de canoagem, Fábio Antônio Mota, disse que é comum avistar baleias, geralmente nas primeiras horas da manhã, na região de Itapuã. Segundo ele, filhotes se empolgam quando veem a canoa e acompanham o grupo, com saltos na água e se exibindo para as pessoas.
Fábio não soube detalhar o tamanho da baleia, mas disse que tinha a largura de uma Kombi. Ele acrescentou que algumas pessoas do grupo ficaram extasiadas com a exuberância do animal, enquanto outras ficaram com medo de algum contato com a canoa poder provocar um acidente. O que, segundo o canoísta, nunca aconteceu.
Já na sexta-feira (29), uma baleia jubarte fêmea e o filhote dela, foram flagrados, com ajuda de um drone, nas imediações do farol de Itapuã, na orla de Salvador.
Antes, no dia 13 de julho, outra baleia jubarte foi vista enquanto nadava também na praia de Itapuã. O flagrante foi registrado na região da Sereia e captado por uma câmera fixa instalada pela Organização Não Governamental (ONG) Redemar, que monitora o nascimento e reprodução dos animais.
Conforme a ONG, as baleias saíram da Antártica e viajaram cerca de dois meses até chegarem ao litoral brasileiro. Nesta época do ano, elas são vistas com frequência na costa, pois procuram as águas quentes do país para o período de reprodução, que geralmente segue até o mês de novembro.
G1