O boletim de Balneabilidade do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), divulgado nesta sexta-feira (5), apontou 16 praias impróprias para banho neste fim de semana, em Salvador. As praias do Farol e Porto da Barra, algumas das preferidas entre os soteropolitanos e famosas pelo turismo, seguem na lista de locais impróprios.
Os trechos do Porto da Barra, da Avenida Sete de Setembro, em frente à Rua César Zama; e do Farol, em frente ao Mar Azul hotel, limítrofe ao Hospital Espanhol, já tinham sido apontados no boletim da última sexta (28).
Essa semana foi marcada por fortes chuvas na capital baiana e no interior do estado, com casos de alagamentos. O Inema alerta que no período chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.
Os critérios adotados pelo instituto para determinar a balneabilidade, estão definidos na análise da presença da bactéria E. coli nas águas, que é encontrada de maneira abundante somente em fezes humanas e de animais, esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
Segundo o Inema, a balneabilidade é considerada imprópria quando a densidade da bactéria E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local, ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml. A amostragem é feita, preferencialmente, no dia de maior afluência do público às praias.
Ainda que uma praia apresente baixas densidades de bactérias fecais, ela pode ser classificada na categoria imprópria, quando ocorrerem circunstâncias como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.
Além disso, não é aconselhável tomar banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.
O boletim divulgou ainda as praias impróprias no litoral norte. Veja abaixo:
Confira lista de praias impróprias em Salvador
- Tubarão (Em frente ao conjunto habitacional abandonado, próximo à antiga fabrica de cimento);
- Periperi (Na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea);
- Penha (Em frente à barraca do Valença);
- Bogari (Em frente ao Colégio da PM, antigo Colégio João Florêncio Gomes);
- Bonfim (Ao lado da quadra de esportes, em frente à rampa de acesso à praia);
- Pedra Furada (Atrás do Hospital Sagrada Familia, em frente à ladeira que dá acesso à praia);
- Boa Viagem (Ao lado do forte Monte Serrat, em frente ao muro lateral da Fundação Luís Eduardo Magalhães, junto à rampa de acesso à praia);
- Roma (Rua Prof. Roberto Correia, junto à descida de acesso à praia, fundo do Hospital São Jorge);
- Canta Galo (Atrás das antigas instalações da FIB, Rua Agrário Menezes. Junto à rede coletora de esgotos do Bahia Azul);
- Marina Contorno (Na Av. Contorno, entre a Marina e o Restaurante do Amado);
- Porto da Barra (Av. Sete de Setembro, em frente à Rua César Zama, junto à escada de acesso a praia);
- Santa Maria (Em frente ao Mar Azul hotel, limítrofe ao Hospital Espanhol, em frente à escada de acesso à praia);
- Farol da Barra (Em frente às escadas de acesso à praia, na Rua Dias d’Ávila e próximo ao Barra Vento e escada de acesso à praia, em frente à Av. Oceânica);
- Rio Vermelho (Em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão. próximo à escada de acesso à praia, ao lado da Rua Morro da Paciência e próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana);
- Armação (Em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa e em frente ao posto Salva Vidas);
- Patamares (Em frente ao posto Salva Vidas Patamares, próximo ao Coliseu do Forró e Caranguejo de Sergipe).
Confira lista de praias impróprias no litoral norte
- Buraquinho (A cerca de 200 m da foz do Rio Joanes);
- Arembepe (Em frente à casa dos pescadores e Igreja de Arembepe);
- Imbassaí (Em frente às barracas de praias da localidade, próximo à foz do Rio Imbassaí).
G1