Na hora de trocar o óleo do automóvel é sempre bom ficar atento as recomendações do manual e prestar atenção na viscosidade especificada no mesmo. Mas, será que há algum problema misturar dois tipos de óleos diferentes?
O óleo do motor tem várias características que devem ser respeitadas quando se vai completar o nível ou substituir todo o óleo do cárter. As duas principais características são: primeira, a viscosidade classificada pela SAE. Ela pode ser classificada como 10W40, ou 5W30, ou 0W30 não importa, no momento de substituir a viscosidade tem que ser a recomendada no manual. A segunda característica é a aditivação classificada pela API que pode ser SF, SG, ou SL e assim por diante. Essas letras definem que tipo de aditivos foram colocados no óleo e também têm que ser respeitados na hora de completar ou de substituir.
A outra característica é se o óleo derivado do petróleo, neste caso, o chamado óleo mineral, ou formulado em laboratório, neste caso, o óleo sintético. Se o óleo que está no seu motor é o mineral ele não deve ser misturado com o sintético e vice-versa, ainda que a viscosidade e aditivação, SAE e API, sejam as mesmas, não se deve misturar o mineral com sintético. Pois, sua composição é completamente diferente, eles se estranho e quem acaba sofrendo com isso é o seu motor.
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