Na próxima quinta-feira (26), Dia Nacional de Combate à Hipertensão, os postos de saúde de Salvador irão realizar, de forma ininterrupta, a prevenção e o tratamento de problemas relacionados à pressão arterial.
Dentre as atividades, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde ao longo desta semana (de 23 a 27), constam atividades públicas e palestras relacionadas ao assunto. Além disso, os profissionais de saúde também intensificarão a realização de serviços de aferição da pressão arterial, testes de glicemia, além de prestação de orientações nutricionais para os usuários das unidades básicas.
De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde sobre fatores de ricos e de proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), 27% (maiores de 18 anos) da população soteropolitana referiram diagnóstico médico de hipertensão arterial. A doença, considerada silenciosa, faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal e acaba comprometendo o funcionamento de outros órgãos. Além de ser considerada a doença de maior prevalência na população brasileira e é a principal causa de morte no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.
Acredita-se que existam no Brasil mais de 30 milhões de hipertensos, destes, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% fazem o controle necessário.