A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) realiza uma ação conjunta para conservação e requalificação do Largo do Campo Grande (Praça Dois de Julho), um dos principais e mais belos espaços de convivência e lazer de Salvador. O órgão tem feito a limpeza do espelho d’água e de alguns monumentos situados dentro do espaço, além de recuperar bancos.
A limpeza do espelho d’água começou no início deste mês, processo que leva entre três e quatro semanas e que conta com atuação de cinco profissionais. O serviço utiliza um caminhão de jato, que faz a limpeza mais profunda. Primeiro, a equipe retira os peixes do local e os coloca em um recipiente com água, depois a área é esvaziada para início do jateamento de alta pressão, com a utilização de uma mangueira com bico de aço para a retirada do limo.
Em complemento ao jato, os profissionais também realizam a limpeza manualmente. Antes de encher novamente a área e recolocar os peixes, a Seman faz a pintura das bordas, o que dá um novo aspecto ao lago artificial.
Um segundo trecho do lago ainda passa pela manutenção, que deve ser concluída nesta sexta (30). Com a limpeza, o local ficou mais bonito e o resultado tem recebido elogios dos transeuntes e frequentadores.
O aposentado Mauro Regino, 76 anos, mora em São Caetano, mas costuma passar as tardes no Campo Grande e elogiou a iniciativa. “O lago estava muito cheio de limo, sujeira pura. Agora está bonito, está lindo. Aqui é um lugar legal, então eu costumo vir aqui para passar a tarde”.
A Seman realizou, ainda, a limpeza dos monumentos, a pintura de 95 bancos e a recuperação de outros 30. O Campo Grande passa por manutenções periódicas, com atenção dedicada também à grama e ao paisagismo.
Além disso, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) recuperou os equipamentos do parque infantil, e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) tem feito as ações diárias de coleta de lixo.
“Temos um olhar atento para a manutenção da Praça do Campo Grande, um dos espaços públicos mais visitados e belos de Salvador, e que serve de palco para eventos importantes, como as festividades do 2 de Julho, 7 de Setembro e Natal. Infelizmente, devido à insegurança, a praça sofre com a ação de vândalos e de criminosos, que danificam os equipamentos de lazer, furtam objetos de ferro e até mesmo a bomba hidráulica que garante a limpeza do espelho d’água”, afirma Lázaro Jezler, secretário de Manutenção.
O titular da pasta também faz um apelo à população: “É preciso que as pessoas também colaborem, evitando o descarte irregular de lixo. Temos várias caixas coletoras espalhadas pelo local. Em parceria com a Desal e a Limpurb, a Seman realiza este mutirão de manutenção, que vem recebendo o reconhecimento dos visitantes e moradores da região”.
Fontes – Desde o ano passado, quatro fontes foram recuperadas em Salvador pela Seman e outras duas estão com os serviços em andamento. As fontes recuperadas foram as do Taboão ou Fonte dos Padres, do Santo Antônio, do Baluarte e a do Gravatá. Estão em andamento as recuperações da Fonte da Preguiça e da Fonte da Munganga (situada na Avenida Jequitaia e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS e Ascom/Seman