Cantor se apresenta pelo TAMAR Cultural e comemora “as novas baianas”, como estão sendo batizadas as tartarugas-oliva que voltaram a desovar no estado
Neste sábado (20), o movimento musical pela conservação das tartarugas marinhas e oceanos, batizado de TAMAREAR, recebe o cantor e compositor Chico Cesar, em Praia do Forte, no Centro de Visitantes do Projeto TAMAR. A apresentação comemora uma conquista: a recuperação da tartaruga-oliva, que tem apresentado aumento não imaginado do número de desovas, inclusive em praias da Bahia. Com grande alegria pelos resultados, o TAMAR dedica o show às “novas baianas”. Ingresso à venda no Sympla.
Intimamente conhecida pela equipe do TAMAR como “Lepi” (Lepidochelys olivacea), a tartaruga-oliva é uma das sete espécies de tartarugas marinhas que existem no mundo e têm como característica ser menor que as demais e atingir maturidade sexual mais cedo. Sua recuperação vem acontecendo de forma robusta, com aumento de fêmeas-mães desovando e repovoando novas praias, incluindo Mangue Seco, Sítio do Conde e Sauípe na Bahia. Até então, elas se restringiam, principalmente, ao município de Pirambu (SE) e à Praia de Abaís (Estância – SE), sendo raras as desovas em outros lugares.
O pernambucano Chico Cesar é considerado hoje um dos mais importantes poetas, compositores e músicos da cultura brasileira, misturando a riqueza dos ritmos brasileiros do Nordeste à sonoridade universal. Após se apresentar no mês de junho no palco do Projeto TAMAR de Vitória no Espírito Santo, e neste mês de julho se apresentando no Projeto TAMAR da Praia do Forte, o cantor reafirma sua aproximação com o Movimento TAMAREAR – A Música em defesa da Natureza, e contribui para a difusão da mensagem de conservação das tartarugas marinhas.
A abertura da noite fica por conta da banda TAMAREAR, com uma formação especial para esta apresentação, tendo na sua linha de frente o músico baiano Luciano Calazans, com participação especial de artistas que fazem parte do Movimento Tamarear, Marcos Clement, Aiace, Marcos Rossi e Duda Diamba. No repertório, canções de proteção às tartarugas marinhas e músicas autorais.
Uma mostra de vídeos acontece no início do evento, quando serão exibidas produções audiovisuais do Projeto TAMAR, selecionadas pelo público a partir de um cardápio distribuído antes dos shows. Os vídeos tratam de diferentes temas, como sustentabilidade, educação ambiental, pesquisas eventos culturais e shows que já aconteceram com artistas do Movimento TAMAREAR.
A música é uma das formas de ampliar a mensagem da preservação, e artistas de vários cantos do Brasil participam desse trabalho. Dessa proposta nasceu o TAMAR CULTURAL, projeto que, nesta edição, tem o incentivo da Lei de Incentivo à Cultura, contexto no qual a Visa se apresenta como um de seus patrocinadores.
O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR executa 85% das 58 ações prioritárias do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Visite: www.tamar.org.br
I SERVIÇO I
TAMAR CULTURAL com Chico César I Show em homenagem às “Novas Baianas”
Abertura: Banda TAMAREAR com Luciano Calazans e participações de Marcos Clement, Aiace, Duda Diamba e Marco Rossi
Data: 20 de julho (sábado)
Horário: A partir das 19h – Cardápio de Vídeos do Tamar; A partir das 20h – Shows
Local: Centro de visitantes do Projeto TAMAR – Praia do Forte – BA
Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada)
Vendas: Sympla e bilheteria do TAMAR
Classificação Indicativa: Livre