Moradores de Praia do Forte, no Litoral Norte baiano, relataram ao Bahia Notícias do uso de postes públicos para anunciar uma festa particular. Nesta quinta-feira (27) foram vistas diversas placas anunciando o evento. A prática é proibida em cidades, a exemplo de Salvador, que só concedem o espaço para eventos públicos ou com parceria da prefeitura. Procurado pelo Bahia Notícias, a prefeitura de Mata de São João, município onde fica Praia do Forte, se posicionou sobre o assunto.
Segundo o secretário de Planejamento e Meio Ambiente local, Paulo Meireles, a prática é permitida “apenas no interior” da Vila devido ao apelo turístico. “Aqui não tem esta restrição. O evento está autorizado, e a divulgação é necessária porque é um destino turístico, movimenta a economia da localidade, gera emprego e renda”, disse ao BN.
Conforme Meireles, a legislação da cidade é mais resistente a propagandas no acesso ao município. “Nós temos uma legislação bastante rígida. Basta vir pela BA-099 para ver que há uma poluição visual nas imagens urbanas em Lauro de Freitas e Camaçari, mas quando se atravessa o Rio Pojuca, muda completamente, porque nós temos essa preocupação de evitar essas propagandas”, completou.
Bahia Notícias