Os resultados da rodada elevaram a pressão no Vitória. Na última sexta-feira, o Figueirense bateu o Brasil de Pelotas em casa e ultrapassou a equipe baiana, que acabou no Z-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Para deixar as últimas colocações e entrar na parte final da competição ainda dependendo das próprias forças, o Rubro-Negro enfrenta a Chapecoense neste domingo, às 16h (de Brasília), no Barradão, em Salvador.
Transmissão: TV Bahia, para a Bahia, com narração de Thiago Mastroianni e comentários de Gustavo Castellucci. Premiere FC para todo o Brasil com narração de Luiz Prota e comentários de Renata Mendonça.
A rodada poderia ter sido mais cruel com o Vitória, porém o Paraná não conseguiu vencer o Sampaio Corrêa e permaneceu atrás da equipe baiana na tabela de classificação. Já o Botafogo-SP empatou com o 1 a 1 e se aproximou um ponto do Rubro-Negro. As duas equipes ainda se enfrentam na penúltima rodada da Série B, o que promete ser um confronto direto contra o Z-4.
Com 38 pontos, o Vitória chega para o jogo contra a Chapecoense na 17ª posição da Série B. Para deixar a zona de rebaixamento, será preciso vencer, já que um empate deixa o time baiano com a mesma pontuação de Náutico e Figueirense, mas com um número de triunfos menor.
Para buscar três pontos contra uma equipe que briga pelo título da competição, o técnico Rodrigo Chagas não contará com o volante Guilherme Rend, que segue em recuperação de problema muscular. Outro desfalque é o goleiro Ronaldo, também machucado. Caíque Souza, Júnior Viçosa e Ewandro completam a lista de ausências.
A grande esperança do time rubro-negro é o atacante Léo Ceará, vice-artilheiro da Série B. O centroavante tem 14 gols na competição, desempenho inferior apenas ao de Caio Dantas, que balançou as redes 17 vezes pelo Sampaio Corrêa, mas não atuará nas rodadas finais. O potencial para goleador de Léo Ceará será importante, uma vez que a Chapecoense tem a melhor defesa da Segunda Divisão, com 18 gols sofridos.
A tendência é que Rodrigo Chagas monte o Vitória com César; Van, Wallace, João Victor e Rafael Carioca; Matheus Frizzo, Lucas Cândido, Fernando Neto e Thiago Lopes; Vico e Léo Ceará.
O jogo
Vitória x Chapecoense, 35ª rodada da Série B;
Onde: Barradão, Salvador;
Quando: domingo, 17 de janeiro, às 16h (de Brasília);
Provável time do Vitória: César; Van, Wallace, João Victor e Rafael Carioca; Matheus Frizzo, Lucas Cândido, Fernando Neto e Thiago Lopes; Vico e Léo Ceará;
Desfalques do Vitória: Ronaldo, Guilherme Rend, Júnior Viçosa, Ewandro e Caíque Souza (machucados);
Pendurados: Alisson Farias, Eduardo, Gerson Magrão, Guilherme Rend, João Victor, Jonathan Bocão, Marcelinho e Rafael Carioca;
Arbitragem: Vinicius Furlan apita a partida. Ele será auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Evandro de Melo Lima. O trio é de São Paulo.
Do Globo Esporte Ba