Os graduados em Arquitetura e Urbanismo podem se inscrever para o concurso público de mobiliário urbano voltado à primeira infância de Salvador. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) a partir do projeto da ONG holandesa Urban95. Os interessados podem efetuar a participação no processo até o dia 24 de novembro, através do formulário no link https://prefsa.org/qSaDx.
O objetivo do concurso é selecionar as três melhores ideias apresentadas, que serão premiadas com o valor de R$7 mil. Os projetos selecionados vão ser distribuídos à Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), enquanto repertório de boas práticas na implementação de mobiliário urbano, voltado ao Núcleo Especial da Primeira Infância de Salvador, que beneficiará crianças de zero a seis anos.
Moradora do bairro Costa Azul, a bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Luana Oliveira, de 26 anos, se inscreveu no certame e elogiou a iniciativa. “Abertura de concursos na área de Arquitetura é muito escasso. E vendo essa oportunidade de participar de um processo desse nível que a Prefeitura e a IAB estão oferecendo é importantíssimo, principalmente para realizar projetos de equipamento urbanos focados à primeira infância. É uma ação muito legal e que me motivou a me inscrever”, pontua.
“Será algo muito positivo para Salvador. Estamos sempre buscando trazer o novo, incluindo pesquisas e implementações que não param, principalmente por ser a única cidade que fabrica o seu próprio mobiliário urbano. E esse projeto focado na primeira infância vai agregar novos equipamentos aos usuários, no caso as crianças. Faremos uma ação a partir da criatividade dos projetos selecionados”, afirma o presidente da Desal, Virgílio Daltro.”
A gestora do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Aída Pontes, ressalta que o concurso é importante por trazer a primeira infância para a Arquitetura e Urbanismo. “Estamos iniciando esse pensamento de ideias que vai dar uma atenção tão importante para o desenvolvimento do ser humano”, destaca.
Núcleo de Primeira Infância de Salvador – Criado neste ano de 2023, o Núcleo de Primeira Infância de Salvador, vinculado à Prefeitura, está situado na Rua Chile, 3, e promove ações de políticas multissetoriais e ajudam no desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos. A coordenadora do Núcleo, Simone Café, explica a importância do projeto para as crianças da cidade.
“Ao criar espaços urbanos com mobiliários pensados especificamente para crianças de zero a seis anos, ajudando em suas necessidades, além da ludicidade, estamos promovendo o desenvolvimento cognitivo, motor e social delas. Ao incluí-las como protagonistas na concepção dos espaços, o projeto pode estimular a criatividade e o senso de pertencimento, criando ambientes mais acolhedores, divertidos e responsivos”, enfatiza.
Foto: Betto Jr./Secom PMS
Reportagem: Luis Ribeiro/Secom PMS