Esta quarta-feira (11/9) começou com boas notícias para Camaçari. É que o prefeito Elinaldo Araújo assinou contrato com a incorporadora Gráfico Empreendimentos para a construção de mais 240 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) do governo federal. As habitações são do empreendimento Novo Horizonte II, com valor de investimento global de cerca de R$ 37 milhões, com recursos alocados pela Caixa, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
Muito satisfeito, o chefe do Executivo comemorou a assinatura do contrato. “Conforme foi anunciado lá atrás, que nosso município teria 1.728 moradias do Minha Casa, Minha Vida, para minimizar as questões referentes ao déficit habitacional no município, estamos aqui assinando o último contrato, que, no total, soma um investimento de mais de R$ 266 milhões. E, desta forma, vai ser um sucesso. Pois, além de gerar emprego para pedreiros, ajudantes, carpinteiros, dentre outros profissionais, vai ter habitação para quem mais precisa”, finalizou.
O diretor da Gráfico Empreendimentos, Cristiano Freitas, falou sobre o trabalho da construtora em Camaçari. “Estamos voltados para iniciar a construção de 480 unidades do Novo Horizonte I e II, que serão erguidas no Espaço Alpha, onde já foi iniciado o trabalho com a etapa de supressão vegetal. Anteriormente, assinamos contrato para edificação do Serra Verde 1 e 2, que é outro residencial com 480 unidades, o qual devemos dar início às obras na próxima semana”, comentou.
A assinatura dos contratos foi articulada pelo titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, que esteve à frente do grupo de trabalho (GT) – formado por representantes das secretarias municipais e dos executivos das empresas habilitadas pela Caixa para a construção dos imóveis do PMCMV – que coordenou as tarefas e garantiu a execução dos trâmites exigidos pelas partes envolvidas. Na oportunidade, ele falou sobre o fechamento do ciclo e o projeto para que o município fosse contemplado com mais unidades. “Estamos mantendo contato com os empresários para a abertura de um novo ciclo do programa no município, que, inclusive, tem a perspectiva de chegar para a Costa de Camaçari, possivelmente em Arembepe. O que é importante, pois vamos poder contemplar esta região, e o prefeito pediu celeridade nas negociações”.
Presente no ato de assinatura do contrato, a titular da Secretaria da Habitação (Sehab), Vivian Angelim, destacou a importância das unidades habitacionais para a população. “Infelizmente, aqui no município, assim como no país inteiro, sofremos a questão do déficit habitacional. Não só pelo fato das pessoas não terem onde morar, mas por não ter uma moradia digna. E esses imóveis vão garantir essa dignidade à população que realmente precisa, e que se encontra em condição de vulnerabilidade”, afirmou, ao lembrar que serão 1.728 famílias beneficiadas, o que deve contemplar, quando somado os componentes do grupo familiar, uma média de 7 mil pessoas.
Foto: Jean Victor