As novas barracas foram projetadas para proporcionar uma melhor organização e apresentação dos produtos dos agricultores locais. Elas são fabricadas em tubo industrial de aço carbono quadrado (30×30 cm), com três divisórias, cada uma medindo 60 cm de largura, 76 cm de comprimento e 25 cm de altura. A cobertura é feita de nylon 70 resinado, com testeiras e saias impermeáveis e anti-chamas, garantindo maior durabilidade e segurança.
A primeira distribuição das barracas será para a tradicional Feira da Agricultura Familiar, realizada todas as quintas-feiras no estacionamento da Prefeitura, das 7h às 13h. Serão disponibilizadas 55 novas estruturas para os feirantes que participam desta edição. As demais feiras, que acontecem aos sábados na Gleba E (sede), além das de Arembepe, Barra do Pojuca e Jauá (orla), terão suas necessidades atendidas posteriormente, com a definição do número de barracas a serem distribuídas pela Sedap.
As barracas foram cedidas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada ao Governo do Estado da Bahia, para a Associação dos Produtores Rurais de Camaçari. A ação visa fortalecer a infraestrutura das feiras, melhorar as condições de trabalho para os produtores e garantir um espaço mais adequado para os consumidores adquirirem produtos frescos e de qualidade diretamente dos agricultores.