Em função da multiplicidade do público atendido pelas Oficinas de Verão, atividades promovidas pela Secretaria da Cultura (Secult), a Prefeitura de Camaçari realizará oficina de letramento em diversidade. Voltada para professores e demais colaboradores que vão conduzir os oficineiros, a qualificação acontece quinta-feira (20), das 8h e 12h, na Cidade do Saber (CDS).
Na oportunidade, serão trabalhados temas, como saúde mental e comunicação não violenta, além de inclusão e acessibilidade para pessoa com deficiência (PcD). As temáticas sobre letramento racial e diversidade de gênero também têm lugar garantido na programação da capacitação.
Como palestrantes, a iniciativa terá a participação da psicóloga e especialista em Saúde Mental, Adriele Lima; o ativista e coordenador da Gerência de Serviço à Pessoa com Deficiência (Gedef) da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Fredson Soares; o intérprete e tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Marcelo Miranda; a psicopedagoga e líder do grupo Pais de Autistas de Camaçari, Liana Farias; o ativista em movimento estudantil, LGBTQIAPN+ e racial, com formação em Liderança e Inovação, Sam Oliveira; além da mestra e professora da Rede Pública Municipal de Ensino de Camaçari, Vitalina Silva.
As Oficinas de Verão terão início dia 24 de fevereiro, com duração de dois meses, e carga horária que varia entre 1h a 1h30. As modalidades contempladas são: teatro (iniciação teatral); dança de salão; dança contemporânea; danças carnavalescas; alongamento; contação de histórias; pintura e desenho.
As aulas serão ministradas no Teatro Alberto Martins (TAM), localizada na Rua Eixo Urbano Central, no Centro; na Pracinhas da Cultura, situada na Praça da Democracia, no bairro Tancredo Neves (Phoc III); nos centros culturais Vila de Abrantes, que fica na Praça da Matriz, em Vila de Abrantes, e Barra do Pojuca, sediado na Rua Filogônio Gomes de Oliveira, em Monte Gordo; bem como na Estação de Parafuso, no Centro da localidade de mesmo nome.