A administração municipal segue comprometida em oferecer um transporte de qualidade para os estudantes do município matriculados em universidades da capital baiana, bem como nas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), através do Programa de Transporte Social, Técnico e Universitário (TSTU), executado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp). Tanto, que nesta terça-feira (4/6) foi realizada uma visita técnica em uma das empresas que prestam o serviço. Em tempo, foram conferidos os materiais armazenados no almoxarifado, e uma das atividades de manutenção dos veículos foi acompanhada pela equipe técnica da pasta.
A inspeção, realizada pela Diretoria de Ordem Pública (Dirop) da Sesp, acontece após a pasta tomar conhecimento de um problema técnico ocorrido no fim da tarde de segunda (3), no ônibus da linha 13 D/13 E, que tem como destino a Faculdade Unime, situada em Lauro de Freitas. O incidente foi propagado nas redes sociais como se tivesse ocorrido um princípio de incêndio no referido veículo.
Na ocasião, uma equipe da Coordenadoria de Transporte Universitário (CTU) da Sesp agiu prontamente e entrou em contato com a empresa responsável, que providenciou a substituição do ônibus, assegurando, assim, que os alunos chegassem às suas respectivas universidades sem maiores transtornos.
O diretor da Dirop, Namuciés de Souza, esclareceu o ocorrido. “Logo que ficamos sabendo da situação, entramos em contato com a empresa e fomos até o local, quando foi verificado que não houve incêndio, foi apenas uma questão mecânica”, pontuou o gestor, ao acrescentar que, “o nosso trabalho, enquanto município, preza muito pela segurança dos nossos alunos”.
Márcio Tadeu, supervisor comercial e operacional da Safira Transportes e Turismo, uma das empresas de ônibus que presta o serviço, aproveitou para discorrer como funciona o trabalho de manutenção efetuado pela instituição. “Os veículos são inspecionados todos os dias, principalmente, os que rodam constantemente. É feito ainda um monitoramento junto com os motoristas, que, no dia a dia, passam o relatório de acompanhamento do veículo. Fora as manutenções preventivas que realizamos semanalmente, quando são verificados itens, como sistemas de lubrificação e freios, troca de óleo, e se há vazamentos, por exemplo”.
Em cada turno de funcionamento do roteiro, a fiscalização da Sesp acompanha a funcionalidade do serviço dos ônibus, que segue o segue o seguinte roteiro: saída no bairro Triângulo para o primeiro ponto na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), nas imediações da Escola Municipal Engenheiro Ruy Bacelar; a segunda parada é na Avenida Concêntrica, próximo a Clínica Multimagem Camaçari; o próximo ponto é na Praça João Ramos Coroa, conhecida como Praça dos 46; a penúltima parada é na Avenida do Contorno, próximo ao Curso Grau Técnico; e por último na Avenida Jorge Amado.
Para atender as necessidades dos universitários, a administração municipal disponibiliza 59 roteiros, distribuídos entre sede e costa, também divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Foto: Tiago Pacheco