A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), entra em ação com a Campanha Nacional de Vacinação e promove neste sábado (13), o ‘Dia D’ contra a Influenza, que vai acontecer das 8h às 12h, nas Unidades de Saúde da Família Antônio Carlos Rodrigues (Areia Branca), Caji/Vida Nova (Caji), Vila Nova (Portão), São Judas Tadeu e Espaço Cidadão (Itinga). Na Sala de Multivacinação do Parque Shopping da Bahia também haverá ação a partir das 10h e seguirá até às 20h.
O objetivo é vacinar os grupos prioritários em maior quantidade. Por causa das fortes chuvas que atingem o município esta semana, a Prefeitura atua para prevenir que a população seja vítima das síndromes existentes no período chuvoso. É o que defende a Superintendente de Vigilância à Saúde, Rita Menezes. “Estamos num período de chuvas e as síndromes gripais aumentam com a mudança climática. Já estamos em campanha desde março, onde foi liberada para um público alvoo”, reforçou Menezes.
Rita alerta ainda para a necessidade de os munícipes se vacinarem. “É um chamamento sobre a importância da prevenção e do controle das síndromes gripais. Então, precisamos fazer a vacina no sentido de cuidar da saúde e não adoecer. É necessário que a população se vacine. Leve seu filho, irmãos, vizinhos, irmãos, mas que busquem se vacinar”, enfatizou a superintendente.
A vacina está disponível para os seguintes grupos:
– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes e Puérperas;
– Pessoas com 60 anos ou mais de idade;
– Povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas;
– População em Situação de Rua
– Pessoas com deficiência permanente;
– Pessoas portadoras de doenças crônicas (comorbidades e imunossupressão);
– Trabalhador da Saúde;
– Trabalhadores da educação do ensino básico a superior;
– Profissionais das forças de segurança e salvamento e CET;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores Portuários;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.