A Prefeitura de Salvador anunciou nesta quarta-feira (24) que fez a compra emergencial de insumos para intubação de pacientes. O aviso de convocação para cotação de preço dos insumos foi publicado na edição do Diário Oficial, desta quarta.
Segundo a prefeitura, a medida tem o objetivo da aquisição emergencial dos medicamentos para assegurar a continuidade dos atendimentos aos pacientes assistidos na rede municipal.
“Nós abrimos no dia ontem [terça-feira] uma compra emergencial preocupado com as notícias da falta do kit intubação. Nós temos alguns medicamentos ainda em estoque, temos ata de registro de preço vigente, mas estamos lançando essa compra emergencial, porque alguns fornecedores sinalizam não ter disponível. A gente está tentando comprar, para a compra imediata, além do que alguns hospitais nossos já começam sinalizar falta e nós estamos tendo que entrar e utilizar parte do nosso estoque para apoiar”, disse o secretário de Saúde, Léo Prates, em entrevista para o G1.
“O que não pode é as pessoas sem ser entubadas, ou seja, sem terem as condições necessárias para lutar por sua vida”, concluiu.
No total, de acordo com a prefeitura, serão adquiridas 10 mil ampolas de Midazolam, 5,5 mil ampolas de Lidocaína, 750 ampolas de Dextrocetamina, além de Brometo de Rocurônio e de Besilato de Atracurio.
G1