Com o objetivo de trocar experiências, a Prefeitura de Salvador participou da missão técnica “Índia Study Tour”. Na oportunidade, atores estratégicos do Brasil e da América Latina visitaram a Índia para conhecer a experiência de implementação dos ônibus elétricos. A capital baiana foi representada pelo diretor de planejamento de transportes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Diogo Pires Ferreira.
A missão foi organizada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito da Transformative Urban Mobility Initiative, que conta com a participação do ICLEI, ITDP – India, Instituto de Recursos Mundiais – WRI e C40 Cities e foi realizada entre os dias 16 e 24 de setembro na Índia.
A conferência proporcionou uma visão detalhada de como diferentes departamentos do governo Indiano estão colaborando para promover a mobilidade elétrica e alcançar as metas climáticas estabelecidas. Além dos desafios de gestão do sistema de transporte público, as questões de ordem social compõem um contexto similar ao da América Latina.
“Essa oportunidade que Salvador teve foi graças ao esforço e ao empenho da cidade no processo de eletrificação de frota, Salvador é uma das cidades do Brasil que tem se destacado, e recebido visitas do país e do mundo inteiro. E foi uma das razões pela qual dentro da iniciativa TUMI, e nossos parceiros nos convidaram para participar dessa missão. Então, foi uma oportunidade excelente para conhecer de perto esse contexto internacional”, afirmou o secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.
O aprendizado da operação em escala da Índia demonstra que Salvador tem tomado decisões corretas e coerentes. Entre essas decisões estão a utilização de carregadores duplos de alta potência em corrente alternada (DC), tipificação do plug CCS2 e a combinação de baterias menores e mais leves junto a uma infraestrutura de recarga robusta e estratégia operacional com cargas de oportunidade.
“É interessante ver desafios em comum e aprender como foram superados. Em Salvador, reconhecemos que já estamos trilhando um caminho alinhado com muitos desses aprendizados compartilhados pela Índia.”, relata Diogo.
Além de outras cidades da América Latina, estiveram presentes representantes do Ministério das Cidades, Ministério de Minas e Energia, Banco de Desenvolvimento (BNDES) do Brasil e representante do Ministério de Transportes da Colômbia. A equipe da GIZ, Jens Giersdorf, Carolina Santos del Río, Natália Chaves, Juan Manuel Prado Villafrade, contaram com o apoio presente também de parceiros do C40, como Mariana Batista e Thomas Maltese, além da Diretora Global do WRI, Cristina Albuquerque e muitos diversos outros envolvidos do WRI Índia que acompanharam a delegação durante a missão técnica.
“A cidade de Salvador pode presenciar a experiência da Índia nesse processo de eletrificação da frota, como também trocar informações e experiências com as outras cidades que participaram dessa missão. Dentro da delegação, tínhamos pessoas de várias cidades da América Latina, do México, da Colômbia e também da cidade de São Paulo. A gente pode expor os desafios que temos em comum e entender como a gente pode superá-los e acelerar esse processo de eletrificação cada um no seu contexto”, concluiu Pires.