A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização (CLF), deve atuar no Festival Virada Salvador para verificar a higiene dos alimentos comercializados no local. A prefeitura estipula uma série de exigências para os ambulantes que vão estar no evento.
A gestão municipal determina que os ambulantes utilizem as instalações, equipamentos e utensílios apropriados para cada tipo de atividade, além de mantê-los em perfeito estado de conservação e higiene. Os detritos decorrentes do exercício da atividade devem ser devidamente acondicionados em sacos plásticos, para a coleta dos agentes da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).
A prefeitura proíbe a comercialização de produtos em carros de mão, fogareiros, churrasqueiras, assim como bebidas pré-preparadas artesanalmente (licor, cravinho, príncipe maluco e outras). Também não é permitido o uso de embalagens reaproveitadas ou vasilhames de vidro.
As bebidas e alimentos deverão ser servidos em copos, pratos, talheres e canudos descartáveis. O uso de louças, vidros, alumínio, talheres metálicos ou espetos de qualquer natureza é vetado, assim como a reutilização de utensílios descartáveis. O descumprimento das normas pode resultar na apreensão e destruição de todos os produtos.
Bahia Notícias