Com intuito de modernizar os serviços públicos e aumentar a conectividade, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), segue avançando com o projeto Infovia Salvador, que visa oferecer Wi-Fi gratuito em diversas unidades públicas e praças da cidade. Atualmente, Salvador possui 952 unidades conectadas, incluindo 172 praças e 780 unidades públicas, como hospitais e escolas.
Um exemplo dessa iniciativa é o Hospital Municipal Veterinário de Salvador, no bairro de Canabrava, inaugurado em março. Além da instalação de Wi-Fi gratuito, o hospital também implementou câmeras de vídeo para reforçar a segurança. Diante da iniciativa, a diretora da unidade, Sheila de Freitas, não economizou elogios.
“A internet livre é de grande ajuda, especialmente para os tutores, pois facilita, por exemplo, a comunicação com parentes, pesquisa de preços e realizar outras tarefas, além de beneficiar também os colaboradores. Geralmente, não encontramos Wi-Fi gratuito dessa forma e essa iniciativa só traz benefícios”, declarou a gestora.
Os usuários também demonstraram satisfação com o serviço. Para Vânia Sena, de 42 anos e moradora do bairro de Itapuã, a internet gratuita tem sido fundamental. “Facilita bastante para nós que precisamos trazer os nossos animais para o local. No meu caso, por exemplo, eu precisei sair do meu trabalho para vir até aqui. Neste momento, estou em comunicação com a empresa. Ou seja, tem me ajudado muito”, disse a assistente social, na tarde da segunda-feira (10), enquanto aguardava o atendimento do cachorro de estimação.
A dona de casa Rita Matos, de 58 anos, moradora da região, também enalteceu a iniciativa. “A internet é muito boa e tem me ajudado a buscar por medicamentos que serão necessários no tratamento do meu cão”, contou.
Cidade inteligente – O diretor técnico de Infraestrutura da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador, Wlader Peres, mencionou o impacto positivo do projeto Infovia Salvador. Ele classificou a iniciativa como um marco importante na missão de transformar a capital baiana em uma cidade inteligente e conectada.
“A instalação de Wi-Fi nas unidades públicas, como o Hospital Veterinário de Salvador, demonstra nosso compromisso em utilizar a tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos. Com 952 unidades instaladas em toda a cidade, estamos criando uma infraestrutura robusta que não apenas facilita o acesso à internet, mas também contribui para a segurança e eficiência dos serviços públicos”, completou Peres. Dentre as localidades beneficiadas estão Itapuã, Cajazeiras, Águas Claras, Sussuarana, Stella Maris, Brotas, Rio Vermelho, Coutos e Paripe, entre outras.
Fotos: Bruno Concha e Jefferson Peixoto/Secom PMS