Visando alinhar os últimos ajustes para formalização da renovação do convênio de colaboração técnica e financeira, no período 2023-2024, entre Prefeitura de Camaçari, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Corporação Andina de Fomento (CAF), o prefeito Elinaldo Araújo reuniu-se com secretários municipais, equipe técnica da administração pública e representantes das demais entidades parceiras, na tarde desta quinta-feira (1º/12), na sala de reuniões da Secretaria de Governo (Segov).
Ciente da importância da parceria para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, que já vem dando certo desde 2018 com a assinatura do primeiro convênio, o chefe do Executivo comentou que, “tudo o que foi discutido hoje, e o que ficou definido, mostram o compromisso desta equipe, de trazer projetos que dão resultados, com garantias de legitimidade. A parceria com o Sebrae foi muito boa ao longo destes anos, e esperamos ser melhor ainda nos próximos”.
O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec), Waldy Freitas, comemorou o resultado da reunião. “Hoje saímos daqui com um consenso, neste convênio que é tão importante para Camaçari. Porque se trata de oferecer ao micro e pequeno empreendedor, a oportunidade de fortalecer e de ter maior ganho”. O secretário explicou que o prefeito convocou para a reunião, todos os envolvidos no processo e, completou, “está batido o martelo. Vai ser o maior convênio na Bahia, proporcionalmente falando, entre Sebrae e municípios”.
Com expectativa que todo processo legal, para efetivação do convênio, seja concluído até meados deste mês, o gestor territorial do Sebrae, Daniel Santana, avaliou a reunião como “muito proveitosa”. Sobre as novidades que o novo convênio traz, ele destacou, “esta é uma proposta bem maior do que a anterior. Vamos incluir as áreas da agricultura e pesca, que não tinham entrado no primeiro momento”. O gestor citou ainda, ações que já vêm sendo desenvolvidas, como a Central Itinerante, que leva capacitação para a população das localidades mais distantes da zona urbana. “Temos certeza que alcançaremos grandes resultados nos próximos anos”, finalizou.
Ana Paula Almeida, coordenadora da CAF, explicou que o Banco vem trabalhando com o município, desenvolvendo planos de trabalho e consolidando ações, e destacou que, “esta é mais uma oportunidade que temos para continuarmos viabilizando trabalhos para o desenvolvimento do município”. Ana destacou também, que a participação da entidade não se refere só a questão relacionada a recursos financeiros, e acrescentou, “tem todo um acompanhamento, em tempo integral, da equipe técnica envolvida, para entender o que é importante para o crescimento econômico do município”.
Também participaram do encontro, os secretários de Governo (Segov), José Gama; da Fazenda (Sefaz), Joaquim Bahia; o procurador-geral do município, Bruno Nova; o subcontrolador-geral do município, Gerson Sant’Anna; e representante do setor de licitações da prefeitura.