A Prefeitura de Lauro de Freitas inaugura, nesta terça-feira (27), às 10h, a Cozinha Comunitária de Itinga, equipamento da política pública de Segurança Alimentar e Nutricional do município, com capacidade para servir, inicialmente, 400 refeições diárias. Localizado na Chácara Thaity, Itinga, a Cozinha Comunitária tem como público alvo trabalhadores de baixa renda, idosos, desempregados, mães chefe de família e pessoas em risco social.
O equipamento foi construído na segunda gestão da prefeita Moema Gramacho, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em 2012, e entregue equipado à administração municipal seguinte. Ao assumir seu terceiro mandato, Moema Gramacho encontrou a cozinha em situação de abandono, depredada e sem os equipamentos.
A cozinha tem ainda a função de orientar a população a produzir uma alimentação mais nutritiva e estimular hábitos alimentares mais saudáveis. Além da cozinha comunitária, o sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do município conta com Restaurante Popular que serve 3 mil refeições ao dia e o Banco de Alimentos.
O equipamento vai funcionar pela manhã das 11h às 13h para o fornecimento do almoço que vai custar R$2. A sopa, a R$1, será servida das 16h às 17.