A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) deu início, nesta segunda-feira (13), a uma grande operação para retirada de sucatas de embarcações abandonadas no Porto dos Tainheiros. Somente nesta manhã, de 8h às 14h, agentes conseguiram remover três embarcações de grande porte, que acumularam 20 toneladas de resíduos.
Os trabalhos seguem até a próxima quinta-feira (16), desfazendo o que se observa como um grande cemitério de embarcações inutilizadas. Cerca de 40 funcionários participaram da ação que contou com a presença de outros órgãos municipais como Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) e Guarda Civil Municipal.
Na última semana, a Semop notificou cerca de 20 proprietários de embarcações para que retirem os resíduos da praia, prazo que não foi cumprido. Por esse motivo, a Semop iniciou as remoções, numa operação que visa contribuir para a melhoria da estética da cidade, além de evitar a proliferação de insetos e roedores, assim como a segurança da população.
Nesta terça-feira, as equipes retornam ao local, no mesmo horário, dando continuidade às remoções. Parte do material recolhido segue para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), situado à Avenida San Martim (ao lado do Colégio Luiz Eduardo Magalhães), e o que não pode ser reaproveitado é descartado pela Limpurb.
De acordo com o titula da pasta, Marcus Passos, a ação é uma resposta às reivindicações dos moradores da região. “O objetivo da operação é fazer uma limpeza geral na Orla da Ribeira, retirando as carcaças de barcos que estão em desuso. A Semop vai manter a fiscalização na região para evitar que outros barcos sejam abandonados”, observou.