A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), instalou, desde 2013, mil pontos de ônibus com abrigos na capital baiana. Antes desse período, existiam apenas 1,6 mil equipamentos cobertos em toda a cidade. O investimento nesses equipamentos é feito pelas empresas que têm o domínio comercial sobre os mesmos, a Cemusa e a JCDecaux, vencedoras da licitação realizada em 2000 e válida por 20 anos.
Os últimos abrigos instalados estão localizados nas regiões de Cajazeiras, Rio Vermelho, Castelo Branco, Estrada das Barreiras, Nova Brasília de Valéria, São Cristóvão, Imbuí, Barra, Av. Vasco da Gama, Narandiba, Av. Luis Viana Filho, Av. ACM, Stella Maris, Pituba, Piatã e Itapuã. No total, Salvador possui 3.239 pontos.
“Nunca foram instalados tantos abrigos em pontos de ônibus para a população soteropolitana. Estamos fazendo esse trabalho, buscando oferecer um suporte e conforto aos usuários do transporte público em todos os pontos, no qual temos espaço físico e estrutura necessária para esta instalação”, avaliou o secretário de Mobilidade, Fábio Mota.
Para implantação da estrutura dos abrigos é necessária uma área de 5×2,5 metros. Além disso, existem pontos de ônibus em locais inviáveis tecnicamente para implantação de abrigo, a exemplo de calçadas curtas, estabelecimentos comerciais, residências e estacionamentos em frente ou, simplesmente, sem calçadas. Para esses casos, a Semob ainda está estudando possíveis soluções viáveis.
Para que os antigos e novos equipamentos sejam conservados e monitorados, a Semob lançou um canal de comunicação direto com a população para denúncias. Qualquer cidadão que verifique um abrigo sendo usado indevidamente, por exemplo, com ambulantes, pessoas em situação de rua, utilização comercial não autorizada, publicidade irregular, vandalismo ou depredação, deve fazer a denúncia no número 156.