O técnico da Sesp, Marcelo Rocha, explicou como a pasta organizou o trabalho diante do cenário crítico da limpeza urbana. “Temos a ideia de entrar no bairro, concluir com 100%, e partir para outro até fazer todos os bairros. A situação era crítica, encontramos os bairros com mato cheio de entulho, de lixo. Amanhã a gente está abrindo uma nova frente de serviço lá no Novo Horizonte e assim que terminar a gente vai entrar em outro bairro, que vai ser eleito de acordo com a necessidade”, detalhou.
Sendo executada desde o dia 2 de janeiro, a ação já passou pelos bairros Phoc I e II, Mangueiral, Dois de Julho, Piaçaveira e Bela Vista (Inocoop), além de parte do Parque Florestal. Em 15 dias já foi retirada a quantidade de material equivalendo ao recolhido em um mês.
Outro trabalho executado dentro da iniciativa, foram as lavagens com sabão e aromatizante do Centro Comercial de Camaçari (CCC) e do Mercado de Monte Gordo. A limpeza está prevista para ocorrer em todas as feiras e mercados públicos do município, sempre uma vez por semana, seguindo uma programação.
Além das três frentes de trabalho, uma equipe atua no final da BA-531, conhecida como Estrada da Cascalheira, com a implantação de um jardim onde antes havia o descarte irregular de lixo, que foi retirado. A ideia é aumentar a equipe para essas ações e estabelecer uma parceria com a Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), que já faz esse serviço de ocupar os espaços para coibir o descarte irregular.
O comerciante de cerâmica, Edenilson Conceição Araújo, 60 anos, tem o ponto bem em frente ao local onde foi feito o Faxinaço na Cascalheira e estava sofrendo com a presença de insetos, e o mal cheiro. “A mosca estava enchendo tudo, a casa da vizinha, que tem criança e tudo. E o cheiro! Então para mim, e para todos, isso está sendo maravilhoso. Assim que eles limparam, antes de botar as plantas, eu já senti diferença”, afirmou.
A população pode contribuir indicando os pontos que precisam de coleta, o contato pode ser feito através do Whatsapp do Disque Limpeza Pública, através do número (71) 99951-0191 ou do fixo (71) 3622-0710.