Fotos: Jefferson Peixoto/Secom
O Jardim Botânico de Salvador, em São Marcos, foi alvo de vistoria realizada pela Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD), vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). A ação, realizada na tarde da quarta-feira (3), teve como intuito garantir conforto, segurança e autonomia para que as pessoas com deficiência possam desfrutar dos equipamentos. Na ocasião, estiveram presentes o diretor da UPCD, Wagner Andrade, e a arquiteta da unidade, Thamyres Azevedo.
Administrado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), o local foi avaliado positivamente quanto aos itens acessíveis, necessitando apenas de ajustes na sinalização. “Esta ação da UPCD é necessária para dar igualdade de acesso a todos, levando a acessibilidade a sério”, ressaltou o engenheiro agrônomo do espaço, Carlos Henrique Gaspar.
Assim como o Jardim Botânico, outros equipamentos públicos municipais também recebem este tipo de ação. Somente em 2020, 194 deles receberam intervenções que viabilizaram melhorias na acessibilidade. Desde 2017, mais de 260 locais foram vistoriados – 194 deles apenas em 2020 -, incluindo unidades de saúde, Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e Especializados em Assistência Social (Creas), além de escolas, creches, Prefeituras-Bairro e pontos turísticos.
Andrade lembrou que, desde 2013, a gestão municipal tornou a acessibilidade regra, e não a exceção, nos projetos elaborados pela Prefeitura. “Por se tratar de uma cidade histórica, com 471 anos de fundação e que cresceu de forma desordenada, ainda há desafios a serem enfrentados. No entanto, o progresso vem sendo realizado”, afirmou.
Já Thamyres ressaltou que há uma preocupação da administração municipal em fazer a acessibilidade chegar aos equipamentos, incluindo elevadores, rampas e piso tátil, além de espaços com amplitude para a locomoção das pessoas com deficiência. Após cada vistoria, é elaborado um laudo descritivo contendo sugestões de adequações para melhorar as condições de acessibilidade encaminha para o órgão responsável pela manutenção e gerenciamento do respectivo local.
Funcionamento – Criada em 2016, a Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD) busca garantir à pessoa com deficiência autonomia e liberdade de ir e vir. O setor atua em diferentes eixos das políticas públicas, incluindo acessibilidade, inclusão social, trabalho e emprego, cultura e esporte, educação, saúde, sustentabilidade, inovação e mobilidade.