Em continuidade a capacitação para técnicos e gestores dos 55 municípios beneficiados pelo Programa, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realizou, nos dias 06 e 07, mais duas edições do curso “Formação de Agentes Multiplicadores do Programa Água Doce”. As ações, realizadas nas cidades de Riachão do Jacuípe (06) e Conceição do Coité (07), também contaram com representantes dos municípios de Pé de Serra e Santaluz, e teve o objetivo de fortalecer as políticas públicas e ações permanentes de acesso à água potável para a população do semiárido baiano.
Na apresentação de abertura da formação, o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema (SPA), Tiago Porto, destacou a necessidade dos arranjos interinstitucionais para efetivação das políticas públicas ambientais e que o Governo da Bahia, por meio da Sema, é o primeiro no país a oferecer esta capacitação voltada para técnicos e gestores dos municípios beneficiados. “Este é um momento de estreitar as relações com as prefeituras, com os agentes que atuam no cotidiano das pessoas para as quais este programa foi concebido. A adesão dos gestores foi muito positiva e com esta capacitação e os materiais informativos que vamos disponibilizar, os multiplicadores poderão fazer uma inserção nas comunidades com muito mais fundamento e segurança sobre os conceitos e objetivos do PAD. Didaticamente, queremos estimular o consumo da água pelas comunidades atendidas e maior envolvimento dos órgãos públicos, instituições de ensino, postos de saúde, comércio local, dentre outros”, explicou.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da cidade de Pé de Serra, Amilton Cerqueira, assumiu o compromisso de utilizar com maior frequência na Secretaria a água dessalinizada. “Nossa gestão municipal faz uso e incentiva a população a utilizar este recurso de qualidade comprovada. Trouxemos aqui para a formação técnicos de diversas áreas de atuação como assistência social, saúde e educação. A intenção é que todos os órgãos públicos insiram em suas pautas a importância deste Programa, que em pouco tempo já melhorou os índices de qualidade de vida nas comunidades, principalmente na saúde”, pontuou.
Entusiasta do PAD, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Riachão do Jacuípe, Emanuel Carneiro, agradeceu à equipe da Sema pela realização do curso. “Parabenizo os idealizadores deste curso, que vem qualificar ainda mais os agentes municipais. Riachão tem feito todos os esforços para manter os oito sistemas funcionando. Contratamos um técnico específico para gerir e dar suporte na manutenção dos dessalinizadores. Quero passar este exemplo para os demais municípios. A nossa gestão está sensível e ciente da importância destes equipamentos para vida da nossa população” enfatizou.
Um dos anfitriões do evento, o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária de Conceição do Coité, Renato Souza, ressaltou que a equipe de governo municipal está representada de maneira transversal. “São sete comunidades atendidas por este Programa, importantíssimo para nossa população, nas comunidades de maior distância da sede, que tinham dificuldades estruturais de acesso à água e agora possuem uma fonte de altíssima qualidade. Estamos articulando encontros com os grupos gestores de cada sistema para incentivar o consumo e a valoração deste bem, como uma possibilidade também de geração de renda”.
Representando a prefeitura de Santaluz, o técnico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Tiago Santos, enalteceu a iniciativa. “Viemos para este evento com o intuito de espalhar, na prática, o consumo desta água de qualidade, como os palestrantes nos explicou. Estamos dispostos a compartilhar todo o conhecimento adquirido aqui com as localidades dos seis sistemas instalados na cidade”.
Com carga horária de 4h, o curso propicia a certificação dos participantes, credenciando-os a atuarem como agentes multiplicadores do PAD Bahia junto às comunidades, órgãos municipais e instituições parceiras.
Ao final do encontro, a coordenadora do Programa Água Doce na Bahia, Luciana Santa Rita, fez um balanço dos trabalhos e destacou que as prefeituras têm se mostrado parceiras fundamentais para o sucesso do Programa. “Com 291 sistemas de dessalinização implantados, precisamos contar, principalmente, com o apoio dos agentes comunitários de cada município, como assistentes sociais, agentes de saúde, professores, entre outros, que atuam diariamente junto às comunidades, para que estes sejam multiplicadores dos benefícios, para a saúde e qualidade de vida, do consumo da água de alta qualidade disponibilizada pelo PAD”.
Metodologia – Através de dinâmica de grupo, demonstração de vídeos, escutas e orientações, foram discutidos os principais temas referentes ao PAD na Bahia, divididos em: arranjo institucional; parceiros envolvidos; política do Programa; sustentabilidade ambiental; a importância da água no contexto ecológico, especialmente relacionada aos aspectos de saúde e bem-estar humanos; tipos e fontes de água; benefícios da dessalinização; procedimentos corretos para coleta, transporte e armazenamento da água; estímulo ao consumo da água dessalinizada pela população local, a importância da gestão local para o fortalecimento do Programa; como desempenhar meu papel de multiplicador e orientações gerais.
Instrutora do curso, a consultora em comunicação da empresa Aganju, Leana Mattei, apresentou os principais conceitos sobre política pública, com destaque para as destinadas ao acesso a água. “Trouxe para a aula uma abordagem de conteúdo de modo pragmático, transversal e pedagógico, detalhando as diretrizes e objetivos do PAD. Também debatemos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, voltadas especialmente para o acesso universal à água potável e saneamento”.
http://www.meioambiente.ba.gov.br/2021/12/12303/Prefeituras-aderem-a-formacao-de-multiplicadores-do-Programa-Agua-Doce.html