As Prefeituras-Bairro espalhadas por Salvador já realizaram mais de 680 mil atendimentos nos primeiros nove meses deste ano, superando o total de 2023, quando 577 mil serviços foram ofertados à população da capital baiana. Com 10 unidades distribuídas pela cidade, os equipamentos oferecem uma ampla gama de serviços municipais, levando o atendimento para mais próximo do cidadão.
Primeira das 10 que foram implantadas em Salvador, a Prefeitura-Bairro do Centro/Brotas completa neste ano uma década de funcionamento e está localizada no andar térreo do Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé. Moradora do Centro, a vendedora autônoma Geisa Silva, de 37 anos, se dirigiu à unidade para fazer o recadastramento no Cadastro Único. Junto aos seus dois filhos, de 7 e 9 anos, ela elogiou o atendimento: “Fui muito bem recebida com minhas crianças. Nos deram a senha, colocaram a gente sentadinho e agora estou esperando. Tudo com conforto e bem rapidinho”, afirmou.
As 10 unidades de Prefeitura-Bairro são as seguintes: Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria. Cada uma delas engloba um conjunto de bairros que ficam ao redor da localidade-sede.
Nas unidades é possível, por exemplo, solicitar alistamento militar, realizar a inscrição ou a atualização em programas sociais como Primeiro Passo, CadÚnico e Minha Casa Minha Vida, realizar cálculos da Previdência Social, agendar consultas e exames pelo SUS, buscar encaminhamento para vagas de emprego e cursos profissionalizantes, além de solicitar serviços de reparos na iluminação pública, poda de árvores e afins.
O economista Ailton de Souza esteve na PB Centro nesta quarta-feira (16) para buscar um serviço da Secretaria de Desenvolvimento (Sedur) relacionado à construção civil. Atendido pela primeira vez na última quinta-feira, ele conta que recebeu toda a orientação sobre a documentação necessária e retornou nesta quarta para conclusão do serviço. “Estive aqui e a atendente muito atenciosa me muniu com todas as informações. Hoje, retorno trazendo tudo e fui muito bem acolhido. Só tenho a elogiar”, disse.
Frequentadora assídua da PB Centro, a atendente Ângela Paula Lima Machado, 50 anos, já esteve na unidade inúmeras vezes. Para ela, que mora e trabalha no Centro, a sede descentralizada da Prefeitura é o lugar mais próximo para a solicitação dos serviços públicos. “Venho marcar consultas, já solicitei serviços de iluminação pública e hoje vim fazer o recadastramento do CadÚnico. Aqui, o atendimento é ótimo e o serviço é rápido e eficiente”, elogiou.
O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Luciano Sandes, explica que nas unidades o cidadão pode resolver demandas ligadas a diversos órgãos municipais. “Há 10 anos, a gestão teve esse olhar de levar unidades descentralizadas da Prefeitura para pertinho do cidadão. De lá para cá, os números de atendimento crescem a cada ano”, diz o gestor, acrescentando que a meta é alcançar 1 milhão de atendimentos até o final de 2024.
Sandes atribui a ampliação aos investimentos realizados na estrutura das Prefeituras-Bairro ao longo dos últimos anos. Segundo ele, além da constante capacitação da mão de obra, com cursos que visam aperfeiçoar o atendimento, a gestão mudou todo o sistema operacional das unidades. “Nosso sistema informatizado e célere possibilita o atendimento rápido e, consequentemente, a mais pessoas”, pontua o secretário, lembrando que as unidades têm agregado novos serviços, a exemplo do suporte no credenciamento de ambulantes que foi finalizado na última semana.
Funcionamento – Os atendimentos em todas as unidades são realizados das 8h às 17h, de forma espontânea ou por agendamento através da plataforma digital Salvador Digital (salvadordigital.salvador.ba.
Fotos: Bruno Concha / Secom PMS