A charmosa cidade de Canela (RS) foi palco da oitava edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, evento organizado pela Assosciação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa). A entidade, que comemora 30 anos de existência neste ano, pôde festejar um recorde de inscrições – 180 iniciativas cadastradas no Prêmio, 38 a mais que em 2018.
“O Brasil tem diversas atividades e segmentos que não são reconhecidos. O Prêmio destaca quem faz a diferença e instiga outros atores do setor a olharem isso como algo importante e transformador”, afirmou o secretário de Integração Interistitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, que representou o MTur no evento.
A tradicional solenidade contou com a presença dos finalistas, convidados do setor do turismo, empresários, empreendedores, gestores, imprensa e banca de jurados que selecionaram destaques nos quesitos inovação, ecoeficiência, desenvolvimento local, igualdade de gênero, redução de resíduos, dentre outras que corroboram a adesão aos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Dezenove finalistas disputaram o primeiro lugar nas categorias associados Baztoa; academia (Menção Honrosa); agências de viagem; meios de hospedagem e resorts; mídia e parceiros do Turismo. Mas o grande momento da noite ficou a cargo das iniciativas Gastronomia Periférica e Vivalá que ganharam posições de maior destaque.
“O prêmio é uma oportunidade de construirmos um novo olhar sobre a periferia que é tão massacrada e temos um projeto de transformação social, de tecnologia social que transforma a vida das pessoas. Esse reconhecimento é, de fato, muito importante”, comemorou Liana Rangel, relações institucionais do Gastronomia Periférica- negócio social que provoca transformações na sociedade por meio dos alimentos.
Além das premiações, a iniciativa ainda levou para casa, um vídeo institucional produzido pelo Ministério do Turismo e o Vivalá, uma bolsa de estudos de pós-graduação do Senac-SP.
“Chegar na ponta, desenvolver o Brasil e usar o turismo como uma ferramenta incrível para a transformação do país é muito importante para a gente”, finalizou Daniel Cabrera, co-fundador e presidente da Vivalá – agência de turismo que realiza expedições de Volunturismo no Brasil com o propósito de criar experiências profundas de turismo de base comunitária e desenvolvimento sustentável de comunidades através do voluntariado.
A noite de comemorações também foi marcada pelo anúncio da edição de 2020, que terá a Serra Catarinense, como a nova casa da Convenção Braztoa.
O PRÊMIO – O Braztoa de Sustentabilidade existe desde 2012 e tem o objetivo reconhecer práticas e iniciativas sustentáveis no Brasil. Além da noite de premiações, a entidade também realiza eventos prévios, como o ciclo de palestras do Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável (SEEDS) e a Convenção Braztoa – voltada aos gestores, empresários, lideranças e empreendedores.
A BRAZTOA – A Associação reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2018, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 13,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 11,2 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
CONHEÇA OS VENCEDORES:
Academia – Menção Honrosa
-Universidade Federal da Paraíba/Prefeitura Municipal de João Pessoa
Ação: Aproveitamento do coco verde: Estratégia para combater o desperdício de alimentos e para o desenvolvimento sustentável
Agências de Viagens
– Vivalá (SP)
Ação: Modelo de atuação Vivalá
Associados Braztoa
– BWT Operadora (PR)
Ação: Selo “Sustainable Tourism”
Meios de Hospedagem e Resorts
– Santa Clara Eco Resort (SP)
Ação: Projeto Clara Verde
Mídia
– TV Brasil (RJ)
Ação: No rastro da poesia, no Caminho de Cora
Parceiros do Turismo
– Gastronomia Periférica (SP)
Ação: Modelo de negócio Gastronomia Periférica
Iniciativas de Destaque
– Gastronomia Periférica
– Vivalá
Portal Turismo