Cristiane Almeida aponta critérios essenciais para obter lucro através da precificação de produtos e serviços
Novembro está com a agenda repleta de grandes acontecimentos. Com a Black Friday chegando, a Copa do Mundo cada vez mais perto e as festas de final de ano se aproximando, é essencial se organizar para obter sucesso nos negócios.
Segundo dados do Mercado Livre, dos dez produtos mais vendidos durante a Black Friday, em 2021, oito foram artigos de supermercado. Segundo a estimativa da empresa, a categoria cresceu 540% em volume e 310% em valor bruto de mercadoria (GMV). Isso se deve, principalmente, à alta da inflação que deixou eletrônicos e outros itens mais caros.
Nesse momento de grandes eventos que lotam as lojas, supermercados e as compras online, é importante ter consciência para precificar os produtos, pois além de gerar lucratividade, é preciso evitar a perda de dinheiro. Oferecer as melhores ofertas para alguns clientes pode deixar as empresas em situações difíceis, por isso, é necessário uma atenção redobrada na hora de definir os preços e calcular o melhor desconto para o cliente ou negócio.
Um dos indicadores cruciais no setor empresarial é a margem de lucro, que se trata do percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total. Identificada como a parte mais difícil, a margem requer um olhar mais apurado, pois através dela é possível analisar a saúde financeira da empresa. Diante disso, é essencial que a precificação dos produtos ou serviços oferecidos seja realizada de maneira correta para que haja bons resultados financeiros.
De acordo com a Especialista em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário da Brasis Contabilidade, Cristiane Almeida, existem critérios essenciais para que a precificação dos produtos ou serviços sejam rentáveis, principalmente nesse período de Black Friday. O primeiro passo é garantir que os preços estejam alinhados com todos os fluxos da empresa, determinando os custos e despesas, além de conhecer a realidade do mercado.
”Importante começar pelo levantamento de todos os gastos da empresa (compras, mão de obra, sistema, frete da entrega, aluguel, condução, impostos, equipamentos, serviços tomados, entre outros), para em seguida definir o preço de venda para cobrir todas essas variáveis e assim identificar o lucro que pode ser retirado. De forma simplificada, a fórmula para definir o preço é: preço de venda = gastos totais + lucro”, explica Cristiane.
A especialista ainda acrescenta que, para ter margem de lucro é necessário gastar menos do que ganha. “Quando o preço do produto ou serviço está cobrindo todos os gastos, mas não gera lucro, tem-se apenas uma compensação, isso significa que há apenas uma troca. E quando gasta mais do ganha, a empresa opera em prejuízo e sendo acumulado chega a interferir na sua continuidade”, ressalta.
Outro fator que não pode ser esquecido quando o objetivo é resultado positivo, é a precificação de produtos, que precisa ser realizada de forma estruturada e inteligente, podendo interferir diretamente na margem de lucro. Diversas modalidades e estratégias podem ser adotadas, entretanto a avaliação precisa ser concluída de maneira minuciosa, item a item, independentemente da categoria de cada produto.
Segundo dados obtidos pela pricing da Nielsen (2019) – líder mundial em medição, dados e análises de audiência, 40% dos itens no varejo teriam mais lucro e faturamento caso sofressem um reajuste de preço. Entretanto, apenas o reajuste não assegura a venda, cerca de 55% dos produtos têm seu preço acima do mercado.
Sobre resultados positivos, é importante estar atento à tomada de decisão que envolva o financeiro da empresa, conforme aponta Cristiane. “Compras, investimentos e contratações sem análise prévia, e planejamentos que consequentemente vão gerar dúvidas capazes de interferir nos pagamentos mensais, podem acarretar em atrasos e, futuramente, juros e multas.
Para aqueles que estão começando agora, a Especialista em Gestão Empresarial apresenta mais dicas para que as empresas consigam apresentar um bom resultado financeiro e aproveitar esse período tão valioso como a Black Friday e a Copa do Mundo.“Agregue valor, simplifique as operações, faça a escolha da tributação correta, seja sensato nos descontos e faça consultoria com os profissionais contábeis”, conclui Cristiane Almeida.