O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Adolfo Menezes, afirmou hoje (01.02), na abertura do ano legislativo 2022, que o Parlamento estadual teve uma ação pronta, imediata, para apreciar com rapidez todos os projetos relacionados com o combate aos efeitos danosos da pandemia e das chuvas, em 2021. “Em ambos os episódios, os deputados estaduais abriram mão de obras e serviços para as comunidades que representamos, cedendo recursos orçamentários, através de emendas impositivas, para o atendimento das emergências. E apesar da ausência da bancada da oposição nesta sessão, quero ressaltar a atitude republicana de todos os deputados e do entendimento da oposição e da situação de que tentar minimizar os problemas da pandemia é muito mais importante do que qualquer diferença política ou ideológica”, destacou o chefe do Legislativo baiano na sessão solene.
Adolfo Menezes fez questão de ressaltar ao governador Rui Costa que os projetos de lei relacionados com as tragédias foram aprovados, todos eles, através de acordos entre as bancadas da maioria e da minoria, em tempo recorde. O chefe do Legislativo baiano também lembrou que a Assembleia passou dois anos sem entrar em recesso e foi pioneira no estabelecimento do sistema de deliberação remoto, bem como da proteção a todos os seus colaboradores.
“Ainda assim, sofremos nossas perdas, que muito lamentamos, mas o conjunto de funcionários foi protegido com um rígido protocolo de segurança e o estabelecimento de rotinas de home office. Controles que permanecerão até a superação da crise”, adiantou o presidente da ALBA.
O presidente fez questão de elogiar os sete anos de mandato profícuo do governador Rui Costa. “É o maior governador da Bahia de todos os tempos, seja pela capacidade de trabalho, pelo trato democrático e pelo seu empenho em trabalhar incansavelmente pelos despossuídos e pelas pessoas que mais precisam na Bahia”, elogiou Menezes, arrancando emoção do governador Rui Costa.
Ao encerrar seu discurso, Adolfo reafirmou ao governador que “o Legislativo da Bahia cumpriu no difícil ano de 2021 com todos os seus deveres, inclusive zerando a pauta de votações sem abrir mão de quaisquer de suas prerrogativas – como sempre o fez e fará”.
Em seu discurso, o governador Rui Costa agradeceu aos deputados estaduais pelo trabalho conjunto realizado nesses anos de pandemia, aprovando projetos imprescindíveis ao enfrentamento do coronavírus e de seus desdobramentos e também para o socorro aos municípios e às pessoas atingidas pelas fortes chuvas que ocorreram em várias regiões do estado nos últimos meses.
“Tenho a certeza de que, hoje, todos aqui se preocupam com o drama gigantesco que o Brasil enfrenta. Fazemos parte de uma região com muita desigualdade social, num país mergulhado em forte crise política e econômica, que se arrasta desde 2015, quando iniciaram o processo de golpe contra a Presidenta Dilma. De lá para cá, a nação não se encontrou mais”, observou o governador, que, em seguida, apresentou a mensagem detalhando os principais investimentos ao longo do seu governo e a situação econômica e social da Bahia.
DOAÇÕES
“Continuaremos a receber doações no ponto de apoio da Assembleia de Carinho, na Assembleia Legislativa”, anunciou Denise Menezes, presidente da Assembleia de Carinho. Ela fez um apelo a todos os deputados, funcionários públicos estaduais e familiares, para que se engajem na campanha pelos desabrigados pelas cheias de dezembro, lembrando que estamos passando por um momento difícil e precisamos da solidariedade de todos.