Mais de 30 milhões de brasileiros têm pressão alta, segundo o Ministério da Saúde. A doença crônica silenciosa, que atinge homens e mulheres, principalmente após os 50 anos, é caracterizada pelos altos níveis da pressão sanguínea nas artérias. Se não controlada, pode provocar um infarto ou acidente vascular cerebral, mais conhecido como AVC ou derrame. Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26), a Vitalmed está com um stand para aferição de pressão no Salvador Shopping, gratuitamente, até o dia 09 de maio.
De acordo com o clínico geral da Vitalmed, Guilherme Lazzari, “uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão fica igual ou acima de 14 por 9, com frequência. Ela é uma doença silenciosa. Na maioria das vezes ela pode existir durante anos sem a pessoa sentir nenhum sintoma. Quando isso ocorre é quando há um pico hipertensivo muito maior que o habitual. Dentre os sinais, destacam-se: tonturas, visão embaçada, dor no peito, dor de cabeça, sangramento nasal, falta de ar e zumbido no ouvido”.
São diversos os fatores que podem contribuir para o surgimento da hipertensão. Os principais são sedentarismo, alimentação com excesso de sal, obesidade, fumo, excesso de gorduras, produtos industrializados, além do histórico familiar. Ou seja, se há pessoas hipertensas na família, existem chances maiores do paciente apresentar a patologia.
Para o médico da Vitalmed, a maioria dos fatores relacionados à doença, podem ser evitáveis com hábitos saudáveis de vida. “Mesclando as obrigações do dia a dia com uma alimentação saudável e exercícios físicos, as chances de desenvolver a hipertensão são muito menores. Pessoas que têm um fator genético favorável à hipertensão, os bons hábitos também podem fazer com que o problema seja menos agressivo”, relata Lazzari, salientando que é importante cuidar da saúde de forma contínua, e não somente quando uma doença é diagnosticada.