A banda formada por Gato Preto (vocalista), Iran Vampy (bateria), Eduardo Escariz (guitarra), Miguel Portugal e Marcelo Bolachinha (percussão) se apresentará no dia 11 de novembro (sábado), às 20h, no Festival de Arte Urbana Candyall e Tal. No repertório músicas autorais, como “Cavaleiro da Lua” e “Meu samba reggae”, além de releituras de clássicos como “Que Bloco é Esse” – composição de Paulinho Camafeu, gravada por Gilberto Gil em disco do Ilê Aiyê – além das participações especiais de Dão Black e Thathi.
A banda Pretos do Bairro é um projeto independente, que surge como um laboratório de pesquisas e experiências rítmicas sob as influências dos ritmos percussivos baianos e sua mistura com o samba reggae, rock ‘n’ roll, pop rock, reggae e outros ritmos. O grupo surge em 2020, durante a pandemia do COVID 19, através da união e experiência de seus membros que se conhecem desde crianças participando das ações sociais e culturais na Associação Pracatum e Associação Lactomia, no bairro do Candeal, berço do cenário percussivo baiano.
“O processo nasce a partir do momento que a gente começa a se reunir para trabalhar como laboratório, pesquisando ritmos, estilos e toda essa expansão musical que existe. Pensamos em agregar tudo nesse som que nós estamos fazendo. Principalmente, o rock ‘n’ roll com a percussão, que pra gente é forte, representa muito uma coisa tribal… e o que é tribal pra gente é forte ”, explica Gato Preto.
Em 2022, estiveram entre os finalistas do 20º Festival de Música da Educadora FM, com a música autoral Casa de Ferreiro, que traz uma reflexão sobre a ânsia do artista em produzir sua própria música, tornando-a uma ferramenta de difusão e informação, para além das atuações nos palcos.
SERVIÇO:
Show da Banda Pretos do Bairro – Festival Candyall e Tal
DATA: 11 de novembro de 2023
HORÁRIO: 20h
LOCAL: Praça das Artes – Candeal – Salvador