As condições do tempo previstas para os próximos dias em, praticamente, toda a Bahia permanecerão sob a influência da massa de ar quente e seco, mantendo assim, as chuvas reduzidas na maioria das regiões do Estado.
O Oeste, São Francisco, Norte, Chapada Diamantina, Sudoeste e Nordeste são as áreas que estão sob a maior atuação dessa massa de ar, refletindo assim em céu parcialmente nublado a claro e com pouca possibilidade de chuvas ao longo do período. Essa condição de pouca nebulosidade segue refletindo nas temperaturas, que poderão chegar aos 35°C em algumas localidades dessas regiões.
A manutenção desse tempo quente e seco, juntamente a vegetação já ressecada, mantém elevado os riscos de ocorrer focos de queimadas, ou até mesmo intensificar aqueles já existentes. Com isso, recomenda-se cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, a exemplo de queimar lixo ou na preparação do solo para o próximo plantio ou renovação de pastos, uma vez que, esse fogo fora de controle pode dar origem a uma grande queimada, o que poderá trazer prejuízos materiais e ambientais irreversíveis para a região.
Já no Recôncavo e Sul, essa massa de ar também está influenciando o tempo, deixando o céu parcialmente nublado na maior parte do dia. Ainda assim, naquelas áreas mais próximas ao litoral, a umidade vinda do Oceano Atlântico poderá contribuir para a ocorrência de chuvas fracas e passageiras. As temperaturas máximas nessas áreas deverão variar entre 30°C e 34°C. Esta condição de tempo também é válida para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas continuam elevadas, com valores oscilando entre mínimas de 23°C e máximas de 32°C.
A estação do verão é caracterizada pelas altas temperaturas e chuvas mais intensas, além do aumento da incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal situação no aumento desses Índices pode ser visto na previsão dos dias 14 e 15/03 quando estes deverão variar de 12 a 13 em todo o Estado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes IUV’s, fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, quando há maior incidência dessa radiação. Com isso, para minimizar os danos causados a saúde, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, etc.