Estava tudo certo. As casas na Bahia Marina – em Salvador -, já estavam sendo construídas e a terceira edição da mostra Casas Conceito começaria no dia 07 de agosto. Mas em março o mundo parou por conta da pandemia do Covid-19. “Tive dificuldade de abrir mão do meu sonho da mostra física, mas no meio do caos é sempre importante tomar decisões e, a partir disso, fomos pesquisando alternativas. Foi assim que surgiu a mostra Casas Conceito Virtual Experience: primeira mostra de arquitetura e decoração 100% virtual do mundo”, conta Andrea Velame, idealizadora e produtora do evento. O master plan tem assinatura do Estúdio Marcus Barbosa e será apresentado no dia 13 de julho, às 18h, para arquitetos, lojistas, indústria e público final. O lançamento também marca a reformulação do portal www.andreavelame.com.br, com novo design e conteúdo.
“Depois de decidido o formato, era preciso alguém que acreditasse, incorporasse e sonhasse comigo. E foi Marcus Barbosa, amigo de uma vida, que convidei para criar esse empreendimento”, conta Andrea. Assim nascia o projeto de 15 mil m2, localizado na Baía de Todos os Santos e com vista para ícones de Salvador (BA): o Forte de São Marcelo, Elevador Lacerda e Mercado Modelo. “Mesmo sendo uma mostra virtual, não fazia sentido tirar a Casas Conceito do seu DNA de Bahia, então idealizamos esse bairro, digamos assim, aqui, no meio do mar”, pontua Marcus Barbosa. Na área, há a fusão de arquitetura residencial e predial, algo também inédito em uma mostra de arquitetura e decoração. Serão dois prédios e 15 casas que, para ter o acesso virtual, o visitante terá que ir de barco, atracando por meio de fingers de embarque e desembarque. Também foram criados espaços de convivência como praças, espelhos d’água e paisagismo, conectando ao máximo com a beleza natural.
O objetivo de Andrea e Marcus é não pensar em nada padronizado, então todos os projetos são distintos, com uma arquitetura contemporânea e, mesmo que virtual, busca materiais sustentáveis e projetada com sistema de energia solar para destacar a preocupação com o meio ambiente. Os prédios apresentam uma linguagem bastante atual, resgatando um conceito utilizado por Marcus em um empreendimento assinado por ele há 30 anos, o Le Corbusier, da Chroma Engenharia, no Horto Florestal: único projeto com planta livre na Bahia. “Lajes elevadas e sistema de shaft possibilitam que cada apartamento tenha a sua planta como desejada. Não estamos falando de projetos de planta decoradas e customizadas, e sim de soluções arquitetônicas que deveriam realmente ser utilizadas pela construção civil”, destaca Barbosa.
“A ideia de Marcus para esses dois prédios, um deles com pé direito duplo, é instigar o mercado da construção civil para a valorização da ‘arquitetura de autor’. O mundo atual pede tecnologia, soluções construtivas, design e, acima de tudo, personalização. Portanto, esse é um dos diferenciais da mostra: ofertar uma linguagem diferenciada para o mercado, onde cada apartamento e cada casa se torne o espaço dos sonhos de cada cliente”, resume Andrea.
Depois de apresentado o master plan, os arquitetos e designers terão acesso aos espaços para fazer suas criações. Serão 30 profissionais. Na mostra, que será inaugurado em novembro, o visitante terá a possibilidade de quatro tipos de experiência na mostra Casas Conceito: fotos estáticas em 3D; visita 360º, onde os visitantes poderão clicar em cima de cada produto com todas as especificações – inclusive de onde encontrar móveis, pisos e até mesmo obras de arte – e um tour virtual no ambiente e um vídeo narrado pelo arquiteto ou designer de cada espaço. “Estamos ampliando o conceito de mostra de arquitetura e decoração. Voltaremos a ter a mostra física quando tudo isso passar, mas acredito que a mostra virtual veio para ser mais uma ferramenta”, pontua Andrea. A edição virtual estreia dia 16 de novembro e a entrada é gratuita.
Sobre a mostra Casas Conceito
A Casas Conceito nasceu de um sonho antigo de Andrea Velame, que sempre quis realizar uma mostra de decoração. “Em 2018 senti que havia chegado a minha hora. Tudo na minha vida acontece de uma forma muito intensa, e, da decisão à inauguração, se passaram cinco meses”, conta. Raízes foi o tema escolhido para a primeira edição, um encontro de cores e texturas, o desejo de trazer os aromas de infância e a importância da casa como refúgio, como ninho. Para assinar este master plan, contamos com o carinho do Studio Rogerio Menezes. O sucesso da primeira edição aconteceu em parceria com a Odebrecht Realizações e marcou a venda de 100% do empreendimento Monvert, sem lançamento imobiliário. “Quando finalizamos a primeira mostra, já informamos que a segunda aconteceria na Bahia Marina, pois o único lugar que poderia concorrer com aquela arquitetura silenciosa, com a elegância daquele verde absoluto seria o mar – e foi lá que construímos 3 mil m2 em 100 dias. A SOTERO arquitetos foi responsável pelo projeto arquitetônico da primeira mostra 100% construída, reiterando a importância da arquitetura nos meus projetos”, conta Andrea.
A segunda edição chegou com o tema A(mar) e teve como inspiração destinos de praia pelo mundo: 30 ambientes foram ocupados pelos principais escritórios de arquitetura e design de interiores da Bahia. A mostra foi construída em balanço sobre o mar da Baía de Todos os Santos, recebendo eventos e unindo entretenimento, moda e gastronomia.
Com um viés empreendedor, assim que a mostra finalizou, a empresária transformou o espaço em uma boate – a DOCA Sea&Sound, melhor espaço de baladas da cidade e lojinhas pop up, reunindo multimarcas de grifes nacionais e internacionais, além de uma grande área de eventos, a Marina Summer House, onde aconteceram diversos shows durante o verão de 2020.
Com essa energia e com essa vontade de inovar e empreender, Andrea Velame se tornou um case de projetos de sucesso na Bahia.