O homem de 29 anos, é morador do distrito de Tremembé, na zona norte. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, ele frequentava semanalmente a região do Parque Estadual da Cantareira, onde teria se contaminado. O paciente não estava vacinado e seu estado de saúde não foi divulgado.
A Secretaria ainda destacou que o caso é de contaminação silvestre. A infecção urbana da doença não é registrada no País desde 1942.
Só neste ano, a cidade de São Paulo registrou 43 casos de febre amarela e seis óbitos. Sendo 42 importados de outros Estados ou municípios.
Vacinação
Para vacinar os moradores da zona norte que ainda não receberam imunização, a Prefeitura ampliou de 10 para 35 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na região destinadas a vacinação. Além disso, a pasta informu que agentes de saúde percorrem os bairros atrás de moradores sem proteção.
Durante o carnaval, haverá plantão em postos para atender moradores que receberam senhas de vacinação.
Parques
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente determinou, nesta sexta-feira (9), o fechamento de quatro parques na zona sul da cidade depois que um macaco foi encontrado morto em uma casa do bairro Campo Belo.
Os parques Severo Gomes, Cordeiro Martin Luther King e do Chuvisco ficarão fechados para visitação a partir deste sábado (10). Em relação ao Parque Linear Invernada, que não tem grades, a indicação é para que moradores deixem de frequentar o espaço.
De acordo com a Secretaria do Verde, a medida é uma precaução, para impedir o contato humano com o mosquito transmissor da doença. O local exato em que o macaco se infectou não foi confirmado.