Nesta segunda-feira (12/8), o auditório da Casa do Trabalho, localizado na Rua Vera Lúcia Pestana Frois (antiga do Migrante), Centro, recebeu uma grande quantidade de pessoas a fim de se cadastrar para a nova etapa do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) do governo federal. A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Habitação (Sehab), montou uma logística de atendimento composta por 22 guichês e um balcão para consulta do Cadastro Único (CadÚnico), realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).
A ação, que terá duração de três meses, vai até 12 de novembro. No primeiro dia de cadastro, para proporcionar mais comodidade, o atendimento aos interessados foi organizado por meio da entrega de senhas, que aconteceu de forma antecipada, iniciada às 6h. O movimento transcorreu de maneira tranquila, com a fila de espera devidamente organizada, trabalho que contou com a colaboração dos fiscais da Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp).
Enquanto acompanhava o andamento dos cadastros, a titular da Sehab, Vivian Angelim, fez um balanço desse primeiro momento. “Estamos contentes em ter dado o start nessa ação. Construímos um planejamento pensando no acolhimento e no bem-estar da população. O auditório da Casa do Trabalho comporta 250 pessoas sentadas. Como a ação vai até novembro, logo, cada cidadão pode se organizar e escolher o melhor dia para ser atendido sem aglomeração ou precisar ficar em filas”, destacou a gestora da pasta, ao pontuar que, “o município tinha a opção de colocar um edital de chamamento para as inscrições por apenas dez dias, um mês ou dois meses. Mas, pensando no conforto da população, estabeleceu um prazo de 90 dias”.
A auxiliar de serviços gerais, Rosiane Machado, 27 anos, é uma das cidadãs que sonha com a casa própria. Moradora do bairro Nova Vitória e mãe de quatro filhos, ela foi uma das primeiras pessoas atendidas, e avaliou o serviço, desde o início da fila até a conclusão do atendimento, como positivo. “O atendimento foi ótimo. Graças a Deus, a equipe me explicou tudo muito bem. Agora é aguardar as próximas etapas”, comentou.
Residente no bairro Alto da Cruz, Sueli Paixão, 50 anos, teve conhecimento da ação pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que frequenta. A doméstica também foi uma das primeiras pessoas a efetuar a inscrição. “Para mim, o atendimento foi ótimo, rápido e eficiente. Deus permita que eu seja uma das contempladas”, compartilhou.
No auditório da Casa do Trabalho, o atendimento na modalidade presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. No formato itinerante, acontecerá a partir de quinta (15), na costa, na zona rural, nos distritos e demais localidades do município, seguindo um cronograma que será divulgado posteriormente.
A Sehab destaca que a inscrição no cadastro do referido programa, não garante a concessão da unidade habitacional, ficando sujeita a disponibilidade, respeitando a ordem de classificação dentro da validade da seleção. A iniciativa acontece em conformidade com os ditames da Lei Federal n.° 14.620/2023, e da Portaria Ministério das Cidades (MCID) n.° 738/2024.
Durante todo o período de inscrição a equipe da Sehab estará disponível para esclarecer dúvidas e oferecer suporte aos candidatos. Para tanto, a pasta disponibiliza, ainda, o número telefônico (71) 3454-2028, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
O Edital de Chamamento 01/2024, referente às inscrições de beneficiários para o PMCMV, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) edição n.º 2441/2024, que consta a relação completa dos documentos necessários para o cadastro, dentre outras informações, pode ser conferido aqui.
Foto: Tiago Pacheco