Com o passar dos anos, as novidades sobre o cabelo, tipos de fios e couro cabeludo tem crescido no ramo da dermatologia e beleza. Com o avanço da tecnologia, os profissionais dermatologistas possuem um auxílio importante para apresentar uma análise aprofundada sobre as necessidades e cuidados necessários para ter fios saudáveis e evitar possíveis doenças.
Na área da dermatologia existe um profissional que se dedica especialmente ao estudo cabelo e couro cabeludo, que atua na área de Tricologia Clínica e Transplante Capilar. Tatiana Pergentino, dermatologista dedicada à tricologia na Clínica Osmilto Brandão, explica que a avaliação do profissional é importante para fazer o diagnóstico precoce de algumas doenças progressivas do couro cabeludo, e assim iniciar um tratamento mais rápido e com melhor resposta para o paciente. “O cabelo faz parte da autoestima do paciente, portanto, toda queixa capilar deve ser investigada e valorizada por um profissional atento para isso”, comenta.
O procedimento
Durante a consulta, o médico avalia com detalhes o fio de cabelo e o couro cabeludo através da tricoscopia, exame que realiza análise aprofundada. “Hoje já temos aparelhos de alta tecnologia para realizar esse exame. A novidade no mercado é o HairMetrix, que através de um sistema de inteligência artificial, consegue analisar e fornecer dados em tempo real para o paciente, sobre diâmetro do fio, comprimento do fio, fios por unidades foliculares, alterações no couro cabeludo como inflamação, cicatrizes e neoplasias”, explica a dermatologista.
Através desta tecnologia também é possível acompanhar a evolução do paciente com fotos comparativas de alta resolução e dessa forma, guiar melhor um tratamento e protocolo individualizado no momento da consulta.
O procedimento também permite realizar avaliação de pacientes que possuem o desejo de serem submetidos a cirurgias de transplante capilar. A tecnologia realiza uma contagem precisa de folículos e assim é possível visualizar a área doadora e planejar melhor a cirurgia daquele paciente.