A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) pede que o ex-governador Anthony Garotinho seja investigado por suposta tentativa de subornar um juiz para evitar ser preso.
De acordo com a procuradoria, o juiz da Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes, Glaucenir Silva de Oliveira, relatou que o ex-governador e seu filho, Wladimir Matheus, teriam oferecido, por meio de terceiros, até R$ 5 milhões em troca de decisões judiciais favoráveis.
O juiz eleitoral de Campos foi o responsável pela prisão de Garotinho na última quarta-feira (16) por suspeita de compra de votos.
O procurador regional eleitoral do Rio Sidney Madruga afirma que o juiz fez o relato por escrito ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral.
De acordo com o procurador Sidney Madruga, é preciso investigar também se houve tentativa de influenciar outros órgãos públicos.
O requerimento à Polícia Federal de instauração de inquérito para apurar as condutas do ex-governador foi feito na noite dessa sexta-feira (18).
O advogado da família de Garotinho, Fernando Augusto Fernandes, negou as acusações e disse que a defesa irá representar contra o juiz eleitoral de campos pelo crime de denunciação caluniosa.
ebc