A Petrobrás registrou no mês de outubro uma produção total de petróleo e gás natural de 2,81 milhões de barris de óleo equivalente por dia – o que inclui tanto a produção de petróleo quanto de gás natural. Desse total, 2,68 milhões de barris foram produzidos no Brasil e 130 mil no exterior.
Especificamente no Brasil, a produção média de petróleo em outubro ficou em 2,19 milhões de barris por dia (bpd), queda de 2% em relação a setembro, quando a estatal registrou recorde de produção. Em comunicado ao mercado na sexta-feira, a Petrobrás informou que o resultado foi impactado pelas paradas para manutenção nas plataformas Cidade Anchieta e Capixaba, no Parque das Baleias, e no terminal Cidade Angra dos Reis, no Campo de Lula. De acordo com a estatal, o resultado obtido de janeiro a outubro indicam que o número está na direção da meta para 2016, de 2,145 milhões de barris por dia.
A produção total na camada pré-sal foi de 1,42 milhão de barris por dia no mês passado, recuo de 2,7% em relação a setembro. Já o volume operado apenas pela Petrobrás foi de 1,14 milhão de barris/dia. Foi registrado um recorde de produção no dia 11 de outubro, com um volume de 1,23 milhão de barris de petróleo, contando os campos operados pela Petrobrás e por parceiros.
A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 77,5 milhões de m³ por dia, 4,5% menor que em setembro, também por conta das paradas nas plataformas. No exterior, a produção de gás natural somou 9,7 milhões de m³/dia, aumento de 2,2% em relação ao mês anterior. De acordo com a Petrobrás, o resultado é fruto do retorno de produção do campo de Hadrian South, no Estados Unidos, após parada em setembro.
Terra