Abordando o tema “Juntos por uma cultura esportiva inclusiva e de promoção à saúde”, os professores das modalidades esportivas da Cidade do Saber participaram de uma reunião pedagógica temática, a fim de planejar as atividades de 2023. O evento aconteceu de forma conjunta entre as secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), que promove os cursos esportivos, e da Cultura (Secult), que gere o equipamento.
Na oportunidade, foi debatido o entendimento do esporte como patrimônio dinâmico da humanidade, ressaltando temáticas como “A cultura esportiva como ferramenta de transformação e inclusão social”, e “Como o esporte auxilia na transformação e inclusão”.
Para o gerente de Esporte da Cidade do Saber, Diltomar de Almeida, conhecido como Mestre Zeca, a sintonia entre a Sejuv e a Secult foi essencial para a realização do encontro. “Foi um momento muito importante pela troca de experiências com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento à população”, afirmou.
Os educadores também avaliaram a iniciativa como positiva. Professor de natação, Elizeu Braida destacou que a reunião foi ótima para o “alinhamento de ideias entre a gestão e os professores e com boas perspectivas para um excelente ano de atividades”, disse.
Welison Rangel Amorim, professor de judô, pontuou que o encontro abordou assuntos importantes. “Acrescentou conhecimentos em ideais que eu já corroborava, como questões de juventude e inclusão”, enfatizou. Para o professor de capoeira, Robenilson Oliveira, o Mestre Sinho, a reunião trouxe “um renovo em nosso entendimento, onde também pudemos falar sobre nossa vivência do dia a dia. Serviu como motivação para que realizemos nossas aulas através do amor ao próximo”, afirmou.
A reunião pedagógica aconteceu na última sexta-feira (24/2), na Cidade do Saber. As aulas esportivas no equipamento iniciaram o retorno no dia 13 de fevereiro e acontecem de forma gradativa.