O Espaço Educar, ambiente montado para acolher os professores durante Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino, tem se destacado como um local de intercâmbio de saberes e práticas entre os educadores dos 27 territórios de identidade da Bahia reunidos na Arena Fonte Nova, em Salvador. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), acontece até quinta-feira (19), com entrada gratuita, destacando projetos de iniciação científica, produções tecnológicas e artísticas desenvolvidas nos colégios estaduais ao longo do ano letivo.
Montado em uma área ampla, o Espaço Educar é coordenado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à SEC, e conta com apoio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), Prestar pretar suporte técnico e pedagógico aos professores, em um ambiente confortável, com pufes, quick massage, cadeiras e mesas que facilitam interação entre os colegas e o desenvolvimento de grupos de trabalho, de oficinas e de atividades que promovem a reflexão sobre práticas pedagógicas aplicadas no contexto escolar.
A professora de Matemática Débora Chaves de Souza, do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vila Nova, localizado em Bom Jesus da Lapa, aprovou a iniciativa. “Além de aprender, podemos nos distrair, descansar e relaxar um pouco. São três dias de evento e é bom saber que temos esse ambiente de acolhimento e aprendizado, principalmente para quem, como eu, ensina turmas do 3º ano”, afirmou.
“A nossa razão de existir são os estudantes, mas entendemos que o professor tem um papel central no processo de ensino e aprendizagem. É ele quem orienta, acompanha e ensina. Por isso, consideramos fundamental oferecer um espaço dedicado aos educadores, onde eles possam relaxar e também receber orientações sobre saúde e bem-estar”, explica o diretor do Instituto Anísio Teixeira, Iuri Rubim.
Rubim destaca, ainda, as oficinas voltadas ao ensino criativo e aprofundado de Língua Portuguesa e Matemática, além de um processo de escuta ativa, no qual os professores compartilham quais informações desejam ao longo do ano. “São múltiplas oportunidades em um curto período, já que a maioria dos professores está acompanhanda por seus estudantes. Aqui, eles podem descansar, conversar com colegas e aproveitar para adquirir novos conhecimentos”, conclui.Fotos: Flávia Maciel