Cerca de 150 professores tutores que atuam nas turmas de Regime de Progressão Parcial (RPP) das escolas estaduais de Salvador e Região Metropolitana iniciaram, nesta quarta-feira (8), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), uma formação continuada. A atividade promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) segue até esta quinta-feira (9), com o objetivo de discutir temas relacionados ao Projeto Sucesso Escolar.
A formação possui formato híbrido, com carga horária de 80 horas e é embasada na Pedagogia Histórico Crítica, como propõe o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). As atividades presenciais ocorrem em polos organizados por critérios de proximidade entre territórios e quantitativos de profissionais. Já as atividades on-line (64 horas) serão realizadas na Plataforma Colaborativus.
A Secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, falou da importância da formação. “Esse encontro é para a gente alinhar as orientações, os encaminhamentos e o acompanhamento dos nossos estudantes, pois são prioritários no processo de aprendizagem da rede estadual. Então, é uma agenda que a gente está com muita expectativa, porque é um grupo de professores seletos escolhidos pelas unidades escolares e que têm compromisso com o acompanhamento, o pertencimento da escola e, sobretudo, a aprendizagem dos estudantes”.
Para o professor Ramires Silva, que leciona Filosofia no Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, a formação impactará no seu trabalho com os estudantes. “Nós sabemos que o professor sempre deve se atualizar com a formação continuada. Então, esta atividade é muito importante para a gente descobrir também os mecanismos de melhorar nossas ações pedagógicas no ambiente escolar. Está sendo muito proveitoso participar”, afirmou.
Sobre o RPP – O Regime de Progressão Parcial é um direito do estudante assegurado no Artigo 24, Inciso III, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que prevê a matrícula no ano/série seguinte, dando continuidade à escolarização. Este ano, a SEC inova, pois, além de garantir um professor tutor para mobilizar, engajar e fazer busca ativa dos estudantes de RPP, está oportunizando a recomposição das aprendizagens através de trilhas formativas para a recomposição das aprendizagens com desenhos pedagógicos criados pela própria rede.