Experientes repórteres fotográficos e cinematográficos da Bahia se reúnem no próximo dia 27, quinta-feira, para discutir as tendências e desafios do mercado de trabalho. Batizado de “Profissionais da imagem: críticas e perspectivas ao mercado da fotografia”, o encontro acontece na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), às 19 horas, na Avenida Paralela, em Salvador. Está confirmada a participação de nove profissionais que passaram pelos principais veículos de comunicação do estado, além de terem atuado em mídias nacionais. O evento é aberto ao público, mas é solicitado que cada participante leve um quilo de alimento não perecível para doação ao Hospital Aristides Maltez.
Na ocasião, será promovido um debate direcionado aos alunos dos três cursos de Comunicação Social da instituição: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Vídeo. A intenção é que cada profissional apresente os desafios enfrentados na produção diária de conteúdo, além de discutir as demandas que surgem no mercado contemporâneo a partir das atuais relações de trabalho e o ambiente digital.
O evento é uma parceria entre a coordenação dos cursos de Comunicação da FTC com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), e contará com a presença de integrantes da Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (Arfoc). “O mercado da imagem passa por transformações constantes. Por isso, defendemos que é importante manter diálogo com os futuros profissionais da comunicação. Ajudar na formação profissional é fortalecer nossa categoria”, comenta a diretora de comunicação do Sinjorba, Margarida Neide, repórter fotográfica no Grupo A TARDE.
SERVIÇO
O que: Profissionais da imagem: críticas e perspectivas ao mercado da fotografia
Quando: 27 de outubro, às 19 horas
Onde: Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) – sala 407, módulo 02
Aberto ao público.
—
Participantes confirmados
Margarida Neide
Primeira mulher a atuar como repórter fotográfica em coberturas de futebol na Bahia. Trabalhou nos jornais Correio da Bahia, Jornal da Bahia, Tribuna da Bahia, Bahia Hoje e, atualmente, é repórter fotográfica do A Tarde.
Roque Leônidas dos Santos
Presidente da Associação Brasileira dos Repórteres Fotográfico e Cinematográficos (Arfoc-Brasil). Formado em rádio e TV, possui curso na área de Gestão Social e experiências profissionais em publicidade, cinema e em produtoras de TV.
Elói Corrêa
Atuou por 21 anos no jornal A TARDE. Há 6 anos trabalha como fotógrafo na Secretária de Comunicação Social do Estado da Bahia.
Manu Dias
Trabalhou nos jornais Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia, Correio da Bahia e A Tarde. Em 2007, assumiu a coordenação de fotografia da Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia, onde permanece até hoje.
Marjorie Moura
Trabalhou nos jornais da Bahia, Bahia Hoje, Correio da Bahia e, atualmente, na editoria de economia do jornal A Tarde. Está em seu terceiro mandato como presidente do Sinjorba, além de ser diretora da Federação Nacional dos Jornalistas.
Luiz Hermano
Atuou como fotógrafo oficial de dois ex-governadores da Bahia: Antônio Carlos Magalhães e João Durval. Trabalhou na fundação do Correio da Bahia, em 1978, onde atuou até 1997. Desde 2014 é presidente da ARFOC Brasil.
Júlio César Almeida
Trabalhou na Rede Globo em programas como Globo News, Globo Repórter e Fantástico. Atualmente, trabalha na TV Bahia como colaborador do Esporte Espetacular e Globo Esporte.
Rodrigo Moraes
Formado em Direito, é procurador do município do Salvador. Professor de Direito Civil, Direito Autoral e Propriedade Industrial da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É doutorando em Direito Civil na Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Direito Privado e Econômico pela UFBA.
Carlos Casaes
Trabalhou no Correio da Bahia, TV Itapuan e, atualmente, é o coordenador da editoria de fotografia do Grupo A TARDE. No setor público, atuou na Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).