Ainda vivendo uma fase de crescimento de casos de coronavírus, as diferentes regiões do país experimentam protocolos distintos, mas uma coisa é fato comum a todas elas: estabelecimentos como bares, restaurantes e botequins seguem amargando prejuízos acumulados desde março do ano passado. O #GPcomVC, lançado em setembro, que tem por objetivo apoiar esses estabelecimentos visando uma reabertura segura quando ela puder ser realizada – inicia agora uma fase prática junto aos locais que foram selecionados em cada estado. Ao todo, são cerca de 40 mil estabelecimentos beneficiados e um total de investimento de R$ 40 milhões no programa, que é promovido pelo Grupo Petrópolis; que tem em seu portfólio as marcas Itaipava, Petra, Crystal, Cacildis, energético TNT, entre outros.
Em alguns desses estabelecimentos, o apoio chegou em momento oportuno. São os casos, entre outros, do Refúgio Restaurante (Itabuna, BA), do bar La Casa (Taubaté, SP) e do Itapuama (Itapissuma, PE). Para os donos e funcionários desses locais, o #GPcomVC acertou em cheio ao identificar a dificuldade de pagamento de folha de funcionários. Agora, com o apoio, o Bar Itapuama, em Pernambuco, terá a segurança pelos próximos meses, de que poderá garantir o sustento de seus colaboradores. “O pessoal do Grupo Petrópolis trouxe para cá para o nordeste a mesma ajuda que foi oferecida lá no Rio, em São Paulo, graças a Deus. A gente está sendo muito bem assistido pelo grupo. Com certeza eu acredito que essa ajuda está sendo uma fortificação para muitos outros pequenos empresários que, como eu, estão muito necessitados”, explica Evanildo Alves de Carvalho, proprietário do Bar Itapuama.
Outro nó no orçamento de muitos desses empresários era o aluguel do espaço onde os seus negócios funcionam. Caso do “Seu Bar”, em São José do Rio Preto (SP). Mesma situação do Bar do Valdo, na Vila Matilde, na capital SP; mas também uma realidade para o Lindhu´s Bar (Vitória da Conquista, BA), o Bar Altas Horas (Taubaté SP) e o mineiro Entre Folhas, de Contagem. “É realmente um trabalho muito difícil. Tentamos de tudo: desde delivery até pratos congelados. Uma hora vimos que isso não daria certo e optamos por fechar de vez. Porém o Grupo Petrópolis veio com uma luz no fim do túnel e nos fez a proposta de continuar com a ajuda deles. O programa #GPcomVC veio para nos ressurgir das cinzas. Estávamos decididos a fechar o bar e entregar o imóvel. Meus sócios já estavam longe, cada um pensando no que fazer, e foi quando o Grupo entrou em contato conosco. Estão nos ajudando com várias coisas, incluindo aluguel, reformas e mobiliário”, conta Túlio Ferolla, sócio do Entre Folhas (MG).
“Nosso programa começou justamente com a ideia de identificar onde estava o gargalo de cada estabelecimento. O Grupo Petrópolis queria não apenas ajudar, mas fazer a diferença para cada parceiro nosso e toda a escala produtiva que ele ajuda a sustentar. Os recursos, em boa parte, são destinados nessa etapa a garantir o aluguel desses locais, ao pagamento do salário dos trabalhadores e também, claro, à adaptação desses bares e restaurantes a essa nova realidade, que pede distanciamento, EPIs e tantos outros itens que, num momento de crise, se colocados no papel, representam um custo alto para esses guerreiros”, explica Eliana Cassandre, Head de Marketing do Grupo Petrópolis.
Nessa primeira etapa prática do #GPcomVC, todos esses bares citados – e muitos outros – já começaram a fase de obras, reformas de fachadas, ajustes em suas estruturas internas, instalação de equipamentos como totens de álcool em gel e outros EPIs. O programa segue todos os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde de cada município e o objetivo é que esses estabelecimentos estejam prontos para funcionar com total segurança e viabilidade de acordo com as fases de flexibilização de cada estado e cidade onde estejam. “Nosso papel é apoiar os parceiros. Sabemos que cada região vive uma fase diferente de flexibilização e permissões de funcionamento. O que a gente quer é que na hora que eles possam funcionar, tudo aconteça com segurança”, reforça Eliana Cassandre, Head de Marketing do Grupo Petrópolis.
Além de todas as ações diretamente realizadas nos bares, o Grupo Petrópolis lançou, através de uma parceria com o PicPay, um voucher promocional que irá beneficiar o cliente e aumentar ainda mais o apoio aos estabelecimentos, ajudando a gerar fluxo de caixa para o negócio. Com o voucher “Cerveja em Dobro” e “Saideira”, o público compra antecipadamente via PicPay e o dinheiro cai na hora na conta dos bares e botequins, para ajuda-los com um fôlego extra nesse momento de retomada. Para participar, basta entrar na plataforma www.gpcomvc.com.br e conhecer os estabelecimentos cadastrados.