O Governo da Bahia implantou o programa “Cuidar em Casa”. Esse projeto tem como objetivo disponibilizar a internação domiciliar 24 horas de pessoas que precisem de atendimento hospitalar de baixa complexidade.
O atendimento será vinculado ao Sistema Único de Saúde e serão investidos cerca de R$ 26,6 milhões por ano para a realização dos serviços de saúde nas residências, incluindo assistência ventilatória domiciliar.
As pessoas contempladas serão acompanhadas por equipes multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e assistentes sociais, e ainda fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, farmacêuticos, além de terapeutas ocupacionais.
Os pacientes poderão vão poder contar com conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação (cuidados paliativos) e promoção à saúde, garantindo continuidade da assistência.
O credenciamento abrangerá as nove macrorregiões do estado da Bahia, onde serão montadas bases operacionais nas cidades polos das regiões de saúde. As equipes dos serviços credenciados estarão vinculadas às unidades hospitalares habilitadas pelo Ministério da Saúde em seu Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e terão a garantia de retorno à unidade de referência sempre que necessário.