O Google lança nesta quarta-feira (28) o programa womenwill, uma iniciativa que inspira e treina mulheres. O objeto é o de criar oportunidades econômicas por meio de treinamento tecnológico e autoconfiança.
O Brasil é o quinto país a receber o programa. “No Brasil o desemprego entre mulheres é 29% maior que entre os homens. Sem contar, que elas mesmo tendo a mesma formação ganham salários menores”, observa Suzana Ayarza, diretora de marketing do Google Brasil. “A diversidade e igualdade de gêneros é muito importante, a ideia é auxiliar nesse processo.”
O womenwill capacita mulheres brasileiras, tornando-as confiantes e habilitadas para aproveitar todo o potencial do digital, seja iniciando um empreendimento, mudando de carreira ou encontrando um emprego.
“Nosso foco está principalmente nas mulheres que não têm acesso à educação formal. A expectativa é atingir 10 mil mulheres ainda este ano e também promover ações nos estados do Nordeste.”
Em 2017, foi realizado um projeto piloto do programa com 100 moradoras de Paraisópolis e Brasilândia, em São Paulo. A ideia foi entender quais são as necessidades reais delas e construir um treinamento relevante e efetivo. A experiência foi registrada em um documentário produzido e dirigido pela Hysteria, braço feminino da Conspiração Filmes.
Neste ano o projeto deve acontecer mensalmente no Campus São Paulo e as inscrições podem ser feitas pelo site (g.co/womenwillBR). Serão 16 horas de treinamento, divididas em dois dias, focando especialmente em grupos femininos de minorias, como mães solteiras, transgêneros ou mulheres com deficiências. Esse conteúdo também será disponibilizado ao vivo no YouTube
R7